3 ítens indispensáveis para um projeto de criação de site

Ter um site para o seu negócio é algo indispensável nos dias de hoje, mesmo que sua loja seja física e você ainda pretenda centralizar as vendas na forma presencial, usando o site para veicular informações, conteúdo e aumentar a visibilidade da empresa e de seus produtos.

(O que pode ser realmente um grande desperdício, pois vender online, de um livro a um automóvel, se mostrou uma forma das mais eficientes de aumentar a rentabilidade do negócio)

Então, sendo apenas um braço de divulgação ou uma loja virtual efetivamente, é importante dedicar tempo, ideias e recursos a alguns itens que são indispensáveis para que o seu site tenha a melhor imagem diante dos potenciais clientes e das demais empresas do setor, nada como mostrar-se profissional para os concorrentes.

 

Vamos falar de 3 ítens indispensáveis para um projeto de criação de site

 

01 – DOMÍNIO, E-MAIL PROFISSIONAL E HOSPEDAGEM

Para ser percebido como um negócio online, é preciso demonstrar uma identidade única na grande rede. E isto passa por um starter pack:

 

DOMÍNIO PRÓPRIO

O domínio será a porta de entrada do seu site diante de toda a grande rede. Será a forma pela qual seu negócio será acessado. Por um exemplo hipotético, o domínio www.construtorasilva.com.br seria para o site da Construtora Silva.

Para usar o domínio, é preciso registra-lo – algo como patentear – em um dos muitos serviços disponíveis de registro de domínio. Somente após este passo é possível colocar o site no ar, até porque o serviço vai checar se o domínio que você deseja já não está registrado para outra pessoa/empresa.

 

E-MAIL PROFISSIONAL

Ao fazer o registro do domínio, o serviço também vai oferecer uma quantidade de e-mails profissionais (por exemplo [email protected]). Recomendamos fortemente contratar pelo menos os principais, e pode ampliar futuramente. É uma forma muito eficiente de mostrar o profissionalismo do seu negócio nos contatos com clientes e parceiros.

 

HOSPEDAGEM

Este item é fundamental no seu negócio. Todo site precisa estar hospedado em um serviço, pois é ele que permitirá que seu site esteja online o tempo todo – e aqui é preciso um cuidado especial na contratação de um dos tipos de hospedagem.

 

  • Hospedagem gratuita: recomendado apenas para pessoas físicas ainda pensando em desenvolver seus blogs, pois rapidamente se torna pequeno para um negócio que começa a ter trânsito de clientes.

 

  • Hospedagem compartilhada: é a opção mais barata entre as pagas e você estará em um condomínio com outros sites. É interessante no começo do negócio até você notar que precisa expandir.

 

  • VPS: ideal para o e-commerce e não é compartilhado. É o tipo que atende as empresas pequenas, médias e algumas grandes.

 

  • Servidor Dedicado: é a opção mais cara e para empresas muito grandes.

 

02 – DESIGN

O design é um aspecto fundamental, pois é a forma como seu site será percebido e reconhecido pelo público.

Aqui o investimento deve ser em um modelo que fale a linguagem do público-alvo que seu negócio pretende alcançar. Não adianta investir em um layout descolado se o seu público é mais sofisticado ou conservador.

Imagine sempre que o design é o vitrinismo e a disposição dos itens em uma loja física. Pode inibir a entrada de clientes, não é mesmo?

E uma preocupação grande no design é a usabilidade do site – o quão funcional ele será para os usuários, dando uma experiência de uso que não demore e nem seja confuso para o entendimento deles.

 

03 – RESPONSIVIDADE

Esta é a palavra de ordem para a nova dinâmica de acesso à internet, que está cada vez mais concentrada nos celulares e smartphones.

Um site responsivo é aquele que é construído de forma que pode ser visto com mesma qualidade de exibição em qualquer dispositivo – computadores, notebooks, celulares e smartphones – apenas se adaptando à dimensão da tela.

Os sites sempre foram construídos para as telas maiores; hoje em dia precisam ser vistos nas telinhas sem perda de informações, trucagem de imagens.

 

Nem sempre compensa aprender todos o processo de construção de um site e fazer por conta própria. Em algumas situações, até mesmo por uma questão de tempo, o ideal é terceirizar a tarefa.

 

Se precisar de uma empresa especializada em criação de site rj, entre em contato com a gente nós da Vinidesign temos as melhores soluções para seu negócio.