Como agregar o uso de vídeos a sua estratégia de marketing?

vídeos em sua estrategia de marketing

Se é verdade que uma imagem vale mais do que mil palavras, então imagine a relevância dos audiovisuais, que são bem mais completos. Daí é que vem a importância de saber agregar o uso de vídeos na sua estratégia de marketing.

 

De fato, um levantamento do portal VideoBrewery identificou que 90% dos clientes se mostram mais dispostos a comprar um produto após assistirem um vídeo sobre ele.

 

Quando falamos em marketing online essa verdade se torna ainda mais evidente. Basta imaginarmos um fabricante de filme stretch com o recurso de mostrar o passo a passo da fabricação do item, bem como suas aplicações possíveis.

 

É claro que vai vender muito mais do que outro que ofereça apenas fotos, ou nem sequer ilustrações. Por isso decidimos escrever este artigo, trazendo aqui as melhores dicas e boas práticas de como agregar o audiovisual às suas estratégias.

 

Por que utilizar vídeos?

Além das razões que vimos acima, que apontam para o fato de que os clientes simplesmente se sentem atraídos pelos elementos audiovisuais, há outros benefícios de médio e longo prazo que justificam o investimento em vídeos.

 

O primeiro é o fato de que isso aumenta a autoridade da marca, colocando-a entre as autoridades daquele segmento. Assim, o engajamento e o tráfego também aumentarão, inclusive porque vídeos auxiliam a otimização de qualquer site.

 

Nesse sentido, nem só o médio e curto prazo, mas também no longo prazo você verá benefícios, como o aumento na conversão de venda e no próprio ROI (Retorno Sobre o Investimento) do seu marketing digital.

 

Enriquecendo sua multimídia

Embora a geração de conteúdo em texto continue sendo a base de qualquer otimização de páginas, cresce cada vez mais o papel das várias multimídias.

 

Por isso, é ideal você já começar a produção audiovisual com a ótica de que há vários recursos nesse universo, que vão além de simplesmente ligar a câmera e sair filmando. Os principais são os seguintes:

 

  • Vlogs e vídeos explicativos;
  • Os bastidores da empresa;
  • Trazer cases de sucesso;
  • O funcionamento do produto;
  • Cursos, webinars e lives;
  • Tutoriais, manuais e reviews.

 

O bacana é que quase sempre isso vai além dos nichos de mercado. Então, assim como um influencer ou um portal jornalístico podem usar workshops e lives, uma empresa de automação pode fazer a mesma coisa.

 

Por exemplo, ela poderia trazer autoridades do seu segmento como modo de fomentar a discussão no seu nicho, comprovando com isso sua própria autoridade.

 

Os formatos de venda

Dos formatos de vídeo mais famosos há alguns que são voltados diretamente para aumento de conversão e de vendas, como os vídeos de funcionamento do produto e os reviews.

 

Então, se você estiver focado em retorno imediato, deve agregar rapidamente esses audiovisuais em sua estratégia de marketing.

 

Uma dica de ouro é investir em iluminação e captação de som, até porque nem sempre isso significa comprar câmeras caríssimas.

 

Você pode comprar apenas o aparato de iluminação e um microfone USB, assim você reforça o poder de gravação de um simples smartphone, por exemplo.

 

Os vídeos que mais engajam

Como uma marca não se faz apenas no curto prazo, é preciso pensar também no fortalecimento dela e na comunicação com o público-alvo.

 

Por isso, um segredo é que nem sempre você vai produzir vídeos para vender algo, mas também para gerar engajamento e oferecer conteúdo de qualidade.

 

Assim, uma empresa de engenharia elétrica pode se tornar a maior referência no seu segmento, simplesmente gravando tutoriais, manuais e webinars que ajudam a rotina dos profissionais do setor.

 

Ainda há casos de empreendedores cujo produto principal são os cursos, também conhecidos como infoprodutos. Aqui as lives e os vlogs se tornam indispensáveis, pois isso é que vai gerar um público que depois será convertido em clientela.

 

Vá sempre além do óbvio

Outro exemplo de conteúdos que engajam são aqueles que mostram os bastidores da empresa, como a rotina do escritório ou uma festa de aniversário de alguém.

 

Com isso você aproxima o seu cliente, captando mais leads e gerando mais oportunidades. É como dar um rosto para a sua marca, humanizando-a, no mesmo sentido em que as redes sociais fazem isso.

 

Também assim, vale a pena produzir vídeos de cases de sucesso, que são testemunhos dos próprios clientes satisfeitos. Além do mais, isso é um gatilho de prova social.

 

Considerações finais

Agregar o uso de vídeos à estratégia de marketing é um dos melhores investimentos que qualquer empresário ou autônomo pode fazer, seja no curto ou longo prazo.

 

Com as dicas que trouxemos aqui, vai ser ainda mais fácil implementar essa novidade e ver os resultados acontecendo.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

índice