Se você possui uma empresa, certamente já pensou em investir em marketing digital, e é de vital importância que sua empresa tenha um site bem construído e que proporcione uma boa experiência para o usuário quando ele o acessa. Para isso, fizemos este artigo mostrando quais são as principais etapas no processo de desenvolvimento de site que envolve aspectos importantes não só para criação, mas também para otimização, fazendo seu site ranquear melhor nos mecanismos de busca (Google).
Mas antes disso, quais são os tipos de site que existem?
Para começar na jornada da criação de um site, é crucial saber quais os diferentes formatos de páginas que é possível criar. Veja quais são elas a seguir.
Landing Page
Uma Landing Page é um tipo de página na internet que tem um propósito bem definido. Normalmente, ela é usada para mostrar um produto ou oferecer um serviço. Essa página tem várias chamadas para ação, ou seja, frases e botões que incentivam a pessoa que está visitando a tomar uma ação dentro da página, como comprar o produto ou serviço que está sendo mostrado ou até mesmo entrar em contato via whatsapp, e-mail etc.
Site institucional
O site institucional é um tipo de site feito para mostrar tudo sobre uma empresa para as pessoas que se interessam por ela. Ele é fácil de entender e vai direto ao ponto, sem falar muito sobre produtos ou serviços que estão à venda. O mais importante nesse site é reunir todas as informações importantes sobre a empresa num lugar só, para que as pessoas possam achar o que precisam sem complicação.
E-commerce
O e-commerce é um site criado especialmente para quem deseja vender produtos pela internet. Neste tipo de site, é importante ter todas as funções para que o cliente consiga ver bem o produto que tem interesse, escolhê-lo e depois finalizar a compra
Blog
O blog ajuda a trazer mais visitantes para o seu site de maneira orgânica. Isso acontece porque no blog você pode falar sobre vários temas que interessam às pessoas que você quer atingir. E isso ajuda bastante nas suas estratégias para divulgar e vender seus produtos ou serviços.
Desenvolvimento de site: como criamos um site profissional?
“A maioria das empresas do ramo de desenvolvimento de site, tem por hábito trabalhar a parte de desenvolvimento web dividindo em processos, que ao final do projeto quando unidos formam o resultado esperado pelo cliente”
Antes de iniciar qualquer processo no desenvolvimento web, costuma-se conversar bastante com o cliente e descobrir quais são as expectativas dele para o seu site, que tipo de produto ou serviço ele irá oferecer, se ele precisa de um site institucional ou uma loja virtual, como será a linguagem que irá se comunicar com o público etc.
Após esse primeiro contato com o cliente e ele compreender os processos, damos início a etapa do briefing.
1. Briefing para criação do site
Essa etapa na verdade começa a partir do momento que o cliente entra em contato com a agência informando que tem interesse no serviço de desenvolvimento de site, e com isso vamos definindo todos os pontos que o site deverá cumprir, como por exemplo: a finalidade, o público alvo, os concorrentes entre outros.
A partir do momento que temos todas estas informações é que conseguimos preparar uma proposta por escrito e apresentar ao cliente. No formulário de briefing estarão presentes as perguntas que julgamos mais importantes para a criação do site, a partir do momento que o cliente preenche este questionário conseguimos dar início na fase de criação do layout do site.
2. Identidade corporativa da empresa
Após o contrato, inicia-se o trabalho técnico, começando pela criação dos conteúdos que irão compor o seu site. A primeira é a identidade visual, que será utilizada na criação do layout (outro passo crucial). A identidade visual é composta por:
- Logo, em diferentes versões, juntamente com as regras para sua aplicação;
- Paleta de cores utilizada pela marca;
- Tipografia, que dará contorno aos textos.
É importante que todos esses aspectos estejam em conformidade com os padrões de design moderno!
3. Criação de conteúdo para o site: textos sobre o serviço ou produto
No desenvolvimento de sites profissionais, o texto é o principal elemento para captar a atenção do público e gerar engajamento com sua empresa. Por isso que é importante aplicar duas coisas nele:
Pesquisa de mercado, de forma a encontrar o público-alvo para quem esse texto será desenvolvido;
SEO, que se trata de um conjunto de otimizações para seu site, de forma a ele atender aos fatores de ranqueamento do Google. Com isso, você se posiciona melhor entre os resultados de busca.
O principal objetivo do texto é esclarecer dúvidas pontuais do cliente de maneira envolvente. Com isso, é possível torná-lo futuramente em cliente.
Texto Bruto
O texto bruto se trata de um texto base para a equipe de criadores de conteúdo, praticamente um briefing descritivo sobre sua empresa e produtos/serviços. Ele deve ser fornecido por sua empresa.
4. Criação de conteúdo: Imagens das páginas do site
Por fim, o site precisa de imagens profissionais, fotografias e/ou vídeos exclusivos. Esse conteúdo visual deve estar relacionado ao seu negócio e produto/serviço e pode ser obtido em bancos de imagens profissionais.
5. Layout do site
Nesta etapa, é criado o wireframe, que é uma maquete virtual que desenha onde cada imagem, texto e botão serão colocados. Dessa forma, o design do site aqui combina a identidade visual com todo o conteúdo criado.
Depois disso, é hora de deixar tudo funcional.
6. Programação do site
Depois que o site é projetado, começa a codificação das funções predefinidas. Essa programação transforma tudo em código que pode ser interpretado pelos navegadores, o que é possível em duas linguagens: HTML e CSS.
Ao criar um site profissional, a programação web cria uma estrutura funcional do site, onde todo o conteúdo será inserido.
7. Fase de testes
Após aplicação do CSS e HTML, é criada a dinâmica do site. Para isso, são inseridos sistemas, plugins e outras funcionalidades que permitam a criação da primeira versão oficial do site.
São realizados vários testes gerais e específicos nessa primeira versão. Se for aprovado pelo desenvolvedor, é criado um link temporário para o cliente. Se for aprovado por ele, é possível passar para a etapa de publicação.
8. Implementação do site na internet
Com tudo aprovado, é hora de publicar o site. Na criação de um site profissional, dois elementos são discutidos entre cliente e desenvolvedor:
Domínio do site, que é o endereço virtual que vem depois de www. O domínio do site deve ser curto e facilmente relacionado ao seu negócio. Por fim, ainda não precisa existir,
Hospedagem do site, que é o espaço onde serão alocados os dados do seu site. Com esses dois definidos, pode-se conseguir a publicação final do seu site profissional.
9. Manutenção e suporte
Depois de criar e desenvolver o site, é sempre importante mantê-lo. É uma atividade periódica realizada para garantir que tudo esteja funcionando e que esteja totalmente atualizado.
Para isso é necessário estar em contato com uma empresa que tenha desenvolvedores interessados e dedicados a todos os processos .
Conclusão
Como você pode ver no artigo acima o desenvolvimento de um site é um projeto que possui várias etapas de construção, portanto não coloque o projeto do site de sua empresa nas mãos de um profissional que não tem capacidade técnica para cumprir todos os processos, busque sempre uma empresa ou profissional capacitado que possa lhe auxiliar em todo o processo de criação, nunca busque um profissional só porque ele está cobrando barato, tenha em mente que o sucesso de sua empresa na internet depende muito de como o seu cliente irá navegar em seu site.