Dicas para otimizar os recursos visuais de seu site

Todo mundo já deve ter ouvido a afirmação de que “uma imagem diz mais do que mil palavras”. Mas nem todo mundo entende a fundo como otimizar os recursos visuais de um site pode ser importante para o desempenho dele.

 

De fato, vivemos uma época em que o estímulo visual se mostra muito mais forte do que antes, sendo mais poderoso do que qualquer texto ou gatilho lógico. Além disso, a otimização de páginas também é fundamental para um site.

 

Portanto, temos aí a convergência de dois fatores ou tendências. Imagine como uma fabrica de etiquetas adesivas pode vender mais se souber fotografar seus produtos e mostrar a alta qualidade das etiquetas, de modo indiscutível.

 

Por isso decidimos escrever este artigo, trazendo aqui conceitos básicos para melhor compreensão do tema. Além das melhores dicas sobre como otimizar os recursos visuais de qualquer site, independentemente do segmento ou nicho de mercado.

 

O que são recursos visuais?

Dizer que o apelo visual é muito forte hoje em dia é, a bem dos bens, dizer algo mais ou menos evidente. Porém, há várias maneiras de traduzir isso na prática.

 

Tanto é assim que a profissão de designers, ilustradores, desenhistas, fotógrafos e afins está sendo cada vez mais requisitada. Isso é assim, pois eles ajudam a traduzir ideias em imagens, fazendo essa migração do lógico ou textual para o visual.

 

O bacana é que uma fábrica de acrílico pode lançar mão de muitos elementos, bem mais do que imaginamos em um primeiro momento, justamente porque eles vão muito além de fotografias cruas de cada produto. Os principais são:

 

  • Ilustrações dos produtos;
  • GIFs e memes do setor;
  • Conteúdo gerado pelo usuário;
  • Gráficos, slides e tabelas;
  • Vídeos e animações;
  • Retratos de especialistas.

 

Enfim, há todo um universo de comunicação visual, design e otimização que pode ajudar a impulsionar um site na internet.

 

Lembrando que isso também vai fortalecer a marca, aumentar o tráfego das páginas e acelerar os seus resultados, inclusive no sentido comercial e mais lucrativo do termo.

 

Enriquecendo o seu portfólio

Já vimos que as fotos cruas de um produto são apenas o primeiro passo, embora elas também sejam necessárias para portfólios, manuais e afins.

 

Um modo de começar a enriquecer essa comunicação visual é trazendo ilustrações, vídeos e animações, o que já vai colocar seu site na frente de boa parte da concorrência.

 

Realmente, se você procurar por engate rapido hidraulico, certamente vai encontrar fotografias do produto. Mas será que toda fabricante teve a ideia de criar animações que ilustram didaticamente o funcionamento do item?

 

Além disso, os vídeos têm um alto poder de conversão e geração de tráfego. Basta considerar que, em termos de otimização, os conteúdos que contam com vídeo ganham destaque no maior buscador do mundo, que é o Google.

 

Do mesmo modo, criar GIFs e memes com base nesses vídeos é um procedimento fácil, que tem um alto poder de aumentar seu engajamento e compartilhamento, como fica claro abaixo.

 

Compartilhamento e UGC

Sigla para User Generated Content, UGC remete a todo tipo de Conteúdo Gerado pelo Usuário, o que é fundamental para a otimização.

 

Por isso, além de ativar campos de compartilhamento de imagens e vídeos, você deve focar no estímulo direto ao compartilhamento, que é uma moeda corrente na internet.

 

O conteúdo gerado pelo usuário pode ir desde uma foto dele utilizando seu produto, ou fazendo um curso que você vende, até materiais do famoso gatilho de “confirmação social”.

 

Por exemplo, gráficos e infográficos comprovando a aceitação que a sua solução tem no mercado. Além disso, a criação de gráficos de conteúdos ligados à própria solução também estimulam o compartilhamento e a otimização.

 

Entenda a indexação do Google

Como os demais motores de busca quase sempre imitam os algoritmos do Google, você deve começar aprendendo como a indexação funciona.

 

De fato, muita gente investe pesado na qualidade da produção visual, porém se esquece do fator técnico, que vai definir como sua página estará em termos de otimização. 

 

Um fator fundamental de indexação é o texto, pois o buscador não escaneia sua página por meio de imagens. Então, é fundamental manter uma legenda nas imagens, sempre com a presença da palavra-chave que está sendo explorada ali.

 

No caso de infográficos e tabelas, faça alt texts otimizados, que nada mais são do que caixas de texto que acompanham a presença desses elementos visuais.

 

Conclusão

Não só a presença de recursos visuais, mas a otimização deles também é fundamental para qualquer site. Com as dicas que demos acima, vai ser fácil dominar esse universo.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.