Toda empresa precisa saber vender para o público certo, isso porque produtos e serviços são mais adquiridos por pessoas específicas e clientes com um potencial de compra mais elevado. Assim, as estratégias de marketing de nicho ajudam em diversas esferas.
Para começar, segmentar o seu público e focar naquele que pode comprar mais, é uma boa estratégia para aumentar o seu lucro. A fidelização desses clientes, quando feita, traz outro público de interesse, após uma marketing executado por esses clientes conquistados.
Então, agora, vejamos o porquê você deve aplicar o marketing de nicho em sua empresa. Continue a leitura!
O que é marketing de nicho?
O nicho de um mercado é especificamente um grupo de pessoas que tem um interesse em comum e faz atividades parecidas, ou seja, essas pessoas frequentam lugares parecidos e têm rotinas próximas.
O mundo é completo por diferentes grupos com gostos e estilos de vidas diferentes, isso abre a porta para variadas oportunidades de se trabalhar com cada um desses grupos. Existem os grupos dos gamers, por exemplo, que compram jogos e coisas relacionadas.
Já no meio de hotelaria ou pessoas que amam decoração, um fornecedor de papel toalha e higienico personalizados, pode chamar a atenção de outros grupos diferentes.
Assim, o objetivo do marketing de nicho é encontrar a necessidade desses grupos e promover a solução com os produtos de uma determinada empresa. Quando o marketing de nicho é realizado, as ações do marketing digital, por exemplo, são muito mais assertivas.
Isso ocorre devido ao cuidado com esse grupo segmentado que a empresa estudou e decidiu agir somente para resolver todos os seus problemas.
Normalmente as empresas que trabalham com esse tipo de ação, ou tem um potencial de venda e alcance enorme, são pequenas e médias empresas que se especializaram para cuidar desses grupos.
Um exemplo comum são as sorveterias ou hamburguerias caseiras que atendem especificamente um bairro. O movimento é sempre intenso e esses negócios não montam franquias, para que a matriz seja cada vez mais conhecida.
Os benefícios do marketing de nicho
O marketing de nicho é responsável por gerar diversos benefícios para a empresa. Saber todos eles é importante para que você possa aplicá-los em seu negócio.
Vejamos então alguns deles de maneira pontual:
- Baixa concorrência;
- Economia nas campanhas de divulgação;
- Linguagem com o cliente mais direta;
- Clientes fidelizados são bons marketeiros.
Começando pela questão da baixa concorrência, isso ocorre justamente porque a sua empresa se torna especialista em atender um problema específico. Pense em uma empresa de consultoria contábil que trabalhe com todos os processos de contabilidade.
Agora, uma mesma empresa de consultoria contábil, mas que é especialista em lidar com os Microempreendedores Individuais (MEI), que querem assessoria em como investir e preservar seu dinheiro.
É um mercado que integra a responsabilidade de entregar resultados especificamente sobre uma determinada esfera. Logo, os clientes que buscam por esse serviço terão preferência em buscar um especialista, ao invés de um lugar que trabalhe de maneira mais geral.
Tratar desses cuidados fará com que a sua linguagem seja mais direta com o público nichado. Isso resulta na melhoria da comunicação entre cliente e empresa, fechando mais acordos e vendendo mais produtos, além disso gera economia no marketing digital.
Isso ocorre, pois a empresa está focada especificamente em buscar unicamente um tipo de cliente específico, então as campanhas já são direcionadas para eles. Economizando tempo e consequentemente dinheiro.
Se todos esses processos anteriores forem cumpridos de maneira correta, você conseguirá fidelizar um nicho de clientes. Feito isso é só uma questão de tempo até que os mesmos clientes passem a fazer a divulgação da sua empresa para pessoas próximas.
Lembra que falamos no início do artigo sobre o marketing de nicho ser uma oportunidade de ser especialista em determinados grupos que detém uma necessidade no mercado? Então, é justamente aqui que você irá colher os frutos desse trabalho.
O interessante é que você pode se especializar em se tornar uma empresa de terceirização de serviços de limpeza especializada ou qualquer que seja outro segmento com um público que possa ser nichado (afunilado).
Conclusão
Fazer o marketing de nicho pode ser a solução para a sua empresa dar aquela alavancada nas vendas. Dependerá de você saber utilizar as estratégias e aplicar essa grande ação. Uma dica é estudar bastante o seu público e conhecer muito bem o seu produto.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.