Publicidade e marketing: entenda essa junção

Ainda existe uma grande rivalidade entre publicidade e marketing, justamente por muitos pensarem que eles são áreas opostas ou completamente diferentes uma da outra e que nunca conseguirão caminhar juntas. 

Entretanto, a união faz a força, e dentro de uma empresa, juntar áreas parecidas pode ser muito útil para garantir o crescimento e o sucesso da marca.

Portanto, hoje iremos abordar como a junção dessas duas áreas podem ajudar o seu negócio. 

 

O que é marketing? 

É importante que, antes de qualquer coisa, você entenda muito bem os conceitos dessas duas áreas para nunca mais se confundir e nem pensar que são a mesma coisa. 

Vamos começar pelo marketing, essa área pode ser caracterizada pelo conjunto de estratégias e pelos estudos delas.

Tudo para avaliar os meios e resultados obtidos pela empresa de acordo com o objetivo que ela deseja. 

Por exemplo, um profissional de marketing de uma empresa de Bombeiro Civil para eventos se preocupa em estudar as estratégias usadas por ela até aqui e como isso tem feito a marca chegar cada vez mais perto de seus objetivos. 

É esse profissional que irá realizar mudanças e apresentar novos meios e estratégias para que o resultado esperado seja conquistado mais rápido. 

 

O que é publicidade? 

Já a publicidade é a área que ajuda na criação de campanhas que utilizam as estratégias criadas pelo time de marketing.

Isso com o objetivo de aumentar os resultados, as vendas e a visibilidade da marca.

Por exemplo, se uma empresa de hidroginástica Zona Norte deseja criar uma campanha para atrair mais clientes.

O time de marketing vai se preocupar em construir essa campanha do zero, enquanto o de publicidade traçará estratégias para que ela seja um sucesso. 

Isso mostra que um acaba sendo o complemento do outro, ajudando a empresa a chegar em lugares mais altos, de maneira mais rápida, e ainda, não sobrecarregar apenas um profissional ou setor com diversas funções.

 

É possível unir marketing e publicidade? 

Essa é uma das perguntas mais feitas por empresários em organizações que estão começando a crescer no mercado.

Além da dúvida se essas áreas realmente são necessárias e se conseguem trabalhar juntas. Isso não é apenas possível, mas já é real.

Diversas empresas têm feito a junção dessas duas áreas, não apenas para trazer mais praticidade aos processos, mas diversos outros benefícios como:

  • Otimização de tempo e processos;
  • Economia de tempo e dinheiro;
  • Rede de apoio;
  • Troca de experiências;
  • Mais ideias e estratégias.

Sendo assim, uma empresa especialista em mão de obra terceirizada em Fortaleza pode usar essa junção a seu favor, não apenas para construir campanhas de sucesso.

Ela também pode utilizar para garantir o melhor convívio interno da empresa. 

Esses profissionais estão dispostos a ajudar a marca a crescer, não apenas no mercado exterior, mas também no interior, mostrando aos próprios colaboradores o poder e influência da empresa. 

Isto posto, você pode unir essas duas áreas por meio de ferramentas e estratégias, como:

 

Anúncios pagos 

Enquanto a equipe de publicidade cuida de toda a preparação do anúncio.

O time de marketing traça as melhores estratégias e formas de fazer este anúncio ser um sucesso e trazer os resultados esperados, mesmo que de forma paga. 

 

Marketing de conteúdo 

O profissional de publicidade pode cuidar de toda a parte visual e gráfica dos conteúdos.

Enquanto o profissional de marketing surge com as melhores estratégias para que esses conteúdos façam a empresa chegar aonde deseja.

 

E-mail marketing 

A equipe de publicidade pode cuidar da estruturação do e-mail e da lista dos clientes para quem ele será enviado.

Já a equipe de marketing estuda todas as estratégias para que essa ação realizada pela empresa seja um sucesso.

Um negócio que possua apenas um time de marketing, terá profissionais prontos para traçar as melhores estratégias e analisar com cuidado todas as métricas da marca. 

Enquanto uma empresa apenas com um time de publicidade, irá ter profissionais criativos e proativos para criarem ótimas campanhas de divulgação, mas sem as estratégias certeiras para trazer os resultados esperados.

Isso mostra como uma ponta pode ajudar a outra, e como a junção dessas duas áreas estão longe de ser um prejuízo para a empresa, pelo contrário, traz ainda mais economia e otimização. 

Seja o seu negócio uma corretora de seguro para auto, uma loja de roupas ou até mesmo uma empresa tradicional que já está no mercado há muitos anos, o marketing e a publicidade são essenciais para ele. 

Porém, a união entre os dois levará a sua marca ainda mais longe e trará resultados qualificados e surpreendentes. 

 

Considerações finais 

Assim como diversas outras áreas estão descobrindo e reconhecendo suas semelhanças e diferenças, chegou a vez do marketing e publicidade. 

Isso não é para criar uma briga entre os profissionais, mas para um entender que precisa do outro para chegar mais longe. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.