As redes sociais são umas das armas mais fortes do marketing digital no dias de hoje. Inclusive, quando você consegue impulsionar suas postagens no Instagram fica nítido a força dessas redes no momento de divulgar produtos e serviços de qualquer empresa.
Antes era praticamente impossível dar espaço a todas as marcas que quisessem fazer essa divulgação, isso ocorria por conta dos altos valores de custo de divulgação nas mídias tradicionais (TV,rádio e jornal), mas felizmente o ambiente foi democratizado.
É possível fazer a divulgação até de graça e, se for possível, investir mais ainda para conseguir um maior engajamento já focado em seu público-alvo. Vejamos ao longo deste artigo algumas formas de impulsionar suas postagens no Instagram.
Entendo o porquê utilizar o Instagram
O Instagram atualmente, junto dos aplicativos de mensagens é a rede social mais utilizada no mundo, após anos lendo textos em outras redes sociais, as pessoas passaram a priorizar conteúdos mais visuais.
E com a chegada de diversas ferramentas de fotos e vídeos, o Instagram se reinventou e chamou a atenção de mais de 1 bilhão de pessoas que usam a plataforma todos os dias. São milhões de fotos, vídeos, stories, enquetes e lives publicadas.
Temos o ambiente perfeito para quem deseja vender seus produtos ou até se tornar um influenciador dentro da plataforma. Exigirá muito cuidado e trabalho para que você consiga engajamento, mas não é uma tarefa impossível, basta utilizar as técnicas certas.
Recentemente, o Instagram reinventou sua política de impulsionamento de postagens, isto é, agora se você colocar dinheiro nas publicações que acredita gerar um melhor engajamento, conseguirá um resultado ainda maior.
Por isso, aquela antiga prática de pagar por seguidores e spamar publicações sem contexto se tornou obsoleta. Compensa muito mais você criar uma postagem seja ela foto, vídeo, lives ou reels e pagar a própria plataforma para que ela divulgue o seu conteúdo.
É muito caro investir no Instagram?
Quando o assunto é colocar dinheiro em redes sociais, muitas pessoas acabam ficando com o pé atrás, mas esse tipo de pensamento precisa ser vencido, afinal a plataforma é uma empresa e precisa lucrar de alguma forma.
Em geral, você pode começar investindo R$1,00 por dia na plataforma durante o tempo que desejar, mas o próprio Instagram disse que o recomendado é investir R$10,00 por dia por pelo menos 3 dias, isso se referindo a cada publicação.
Então, se você fez um ensaio para mostrar sua empresa de válvulas hidráulicas, basta selecionar as melhores postagens e realizar o investimento que acredita ser necessário. Se você colocar na balança, o valor é equivalente a qualquer outra campanha de marketing.
Passo a passo para impulsionar
Precisa-se seguir uma certa ordem para impulsionar o seu instagram caso você nunca tenha feito. Antes de tudo será preciso deixar o seu perfil em uma conta comercial.
Para fazer isso, basta abrir o aplicativo no menu (canto direito superior) nas configurações e selecionar a opção “conta”. Após isso, basta ir até o final da tela e encontrar a opção “Mudar para conta profissional” e pronto. Sua conta está apta para impulsionar.
Isso deve ser feito, pois perfis privados não conseguem fazer a divulgação de suas postagens, afinal eles são exclusivos para pessoas que desejam que as outras vejam suas vidas dentro do Instagram. Agora vejamos passos relevantes:
- Entre em seu perfil e acesse o botão escrito “Promoções”;
- Agora encontre a opção “Criar Promoção” e escolha o conteúdo;
- Escolha postagens novas ou já publicadas em seu perfil;
- Atente-se ao tamanho da imagem ou vídeo escolhido;
- A legenda ideal é até 95 caracteres, o limite são 2200;
- Defina o público de interesse: idade, gênero, localização e interesse;
- Defina o valor e a duração do conteúdo do anúncio;
- Crie a sua publicação e observe os resultados.
Esses são os passos básicos de qualquer publicação do Instagram, mas é preciso se atentar a outros pontos relevantes. Pense em empresas de contabilidade que desejam impulsionar suas postagens.
É preciso definir se o objetivo das postagens é adquirir novos seguidores ou atingir aqueles que já são da sua base. Para quem já tem um bom público não será preciso divulgar para ganhar mais seguidores, mas gerar engajamento interno.
Fora esse perfil é sempre recomendado selecionar a opção que visa prospectar seguidores novos para a sua página.
Conclusão
Pronto, com todas essas dicas você está pronto para impulsionar qualquer postagem dentro do seu Instagram, tente focar sempre na qualidade do conteúdo até mesmo se for divulgar um coletor de pó usado, busque tirar boas fotos, criar bons vídeos e fazer boas legendas.
O tráfego pago é um dos mais eficientes no marketing digital, invista nele e consiga o engajamento esperado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.