Como utilizar os stories do Instagram para aumentar suas vendas?

Entre as redes sociais, o Instagram é o mais popular, sendo cada vez mais utilizado por empresas para venderem seus produtos e consolidarem sua marca, devido a uma série de funcionalidades úteis para qualquer negócio, por exemplo, os stories do Instagram.

Pensando nisso, o objetivo deste artigo é explorar um pouco mais sobre os stories, bem como sobre suas particularidades. Quer saber mais sobre como converter essa funcionalidade de entretenimento em vendas? Confira nossas dicas!

 

Por que os stories são tão importantes?

O compartilhamento de fotos ou vídeos rápidos não é uma exclusividade do Instagram, mas a plataforma soube aproveitar muito bem a ideia, aplicando em suas particularidades os stories.

Ou seja, são imagens que permanecem visíveis por apenas 24 horas, sendo automaticamente excluídas após esse período, o que cria um senso de urgência gigante no público consumidor, que quer se manter informado sem perder nenhum detalhe. 

Outro ponto para os stories é que, apesar de excluídos para o público, eles permanecem acessíveis ao usuário da página, que tem a possibilidade de fixá-los em sua página inicial, separando em pastas e organizando conforme sua vontade e critério. 

Uma ideia é a criação de memoriais contendo uma ou várias histórias. Se seu negócio for, por exemplo, uma fabrica de mochilas, você pode criar uma pasta para a história da sua fábrica e outra se referindo à evolução do seu produto ao longo da história.

 

E como vender mais usando a ferramenta?

Uma marca dos stories do Instagram é que são espontâneos e simples, feitos para mostrar algo que está acontecendo naquele momento. Aqui é o ponto-chave de como eles te farão vender mais: esse recurso humaniza sua marca

Agora para arrasar nessa ferramenta e otimizar seu custo-benefício, anota essas dicas:

 

1 – Use e abuse dos recursos

Os stories contam com vários recursos adicionais, tanto em relação ao audiovisual quanto para a interação entre os usuários. 

Existem diversos filtros, efeitos e ferramentas de edição de imagem e vídeo, que podem ser aplicados no momento da foto/gravação, ou em um arquivo já existente. Veja a lista de efeitos disponíveis:

  • Criar: para inserir texto;
  • Boomerang: para vídeos curtos que se repetem;
  • Layout: para fazer quadros com imagens;
  • Captura Múltipla: para capturar uma sequência rápida de cenas;
  • Photobooth: vários disparos, simulando uma cabine de fotografia; 
  • Superzoom: zoom automático em vídeos e efeitos sonoros;
  • Mãos livres: para gravar sem segurar o aparelho.

Ademais, conhecer seu público, entender o que agrada, direcionar sua imagem e linguagem para conversar com ele, esse é o segredo do sucesso de qualquer estratégia de marketing! 

Com os dados parametrizados fornecidos pelo Instagram para as empresas, você pode acompanhar a interação dos usuários com seus stories e trabalhar suas estratégias de acordo com o que gera mais engajamento.

 

2 – Coloque links

Primeiramente, é importante ressaltar que essa ferramenta está disponível para perfis com mais de 10 mil seguidores. 

Porém, ela segue sendo muito válida, pois aqui você ganha uma oportunidade gratuita para promover outros canais de sua empresa, como seu site, ou mesmo sorteios e promoções que ocorrem em outras páginas.

 

3 – Faça chamadas atrativas

Para uma boa taxa de conversão, suas publicações, além de relevantes e criativas, devem incentivar seu seguidor a realizar alguma ação, como entrar em contato por DM (mensagem direta) ou seguir outras páginas.

E você pode (e deve) ousar na interação! Pensando nisso, empresas de camisetas personalizadas podem incentivar seus clientes a fazerem postagens usando suas camisetas, marcando a empresa e/ou promovendo as adoradas hashtags (#).

Isso pode se aplicar a qualquer outro ramo de negócio, basta usar a criatividade e montar seu plano de ação.

 

4 – Faça transmissões ao vivo

As lives são transmissões ao vivo que podem ser compartilhadas nos stories. Usando essa funcionalidade, é possível mostrar os bastidores do seu negócio em tempo real.

Assim, você pode filmar os trabalhadores e as máquinas em ação na confecção de, por exemplo, mochilas para brindes corporativos, retomando o caso da fábrica de mochilas, do começo do artigo. 

Isso desperta o interesse do público, que pode até mesmo resolver visitar seu estabelecimento para conhecer melhor o processo.

Além disso, você também pode usar os stories para mostrar novos produtos e/ou demonstrar seu funcionamento, comunicar promoções, etc. Uma prática que costuma agradar os seguidores é o unboxing (desembalar produtos em um vídeo ao vivo).

 

5 – Faça anúncios e posts patrocinados

Assim como nas postagens comuns, o Instagram para empresas permite que você impulsione seus stories investindo na sua divulgação. É possível direcionar seu investimento para três resultados diferentes:

  • Maior alcance;
  • Maior visualização;
  • Aumento de conversões.

Anotou tudo? Agora é só colocar em prática e aumentar suas vendas, independentemente de qual seja o seu ramo de atuação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.