SEO: veja como trabalhar em seu blog

Se você tem um blog e está em busca de soluções para trabalhar a sua página, de maneira a conseguir otimizar os resultados dela, um caminho pelo qual é possível seguir é o do SEO. Para tanto, é preciso saber o que isso significa e como aplicá-lo corretamente. 

 

Em um momento no qual a internet se tornou a chave para o sucesso de muitas empresas e para ganhar uma maior visibilidade virtual, conquistando a atenção das pessoas que passam várias horas do dia navegando na web, conseguir se destacar é essencial. 

 

Para isso, nada mais apropriado do que investir em ações que tragam resultados para esse objetivo. Um dos principais recursos, nesse caso, é o Search Engine Optimization (SEO), ou seja, as famosas técnicas de otimização para mecanismos de busca. 

 

Com elas, o seu blog certamente conquistará o espaço desejado, atraindo mais leitores e garantindo que cada artigo postado ali, seja ele sobre a importância dos motores elétricos industriais ou sobre dicas de maquiagem, alcance o público-alvo de modo certeiro. 

 

Sendo assim, para entender mais sobre o SEO e conhecer dicas para aplicá-lo no seu site, siga na leitura deste conteúdo e aprofunde os seus conhecimentos sobre o assunto. 

 

O que é o SEO?

As técnicas de otimização para mecanismos de busca se tratam de recursos para quem deseja ampliar o alcance e a visibilidade de uma página na internet de forma orgânica e eficaz.

 

Para que isso seja possível, é necessário apostar em alguns fatores de rankeamento que são analisados pelos principais buscadores da internet e que fazem com que o blog consiga um bom posicionamento das pesquisas feitas pelos usuários. Alguns deles são:

 

  • Formato responsivo;
  • Uso de palavras-chave;
  • Heading tags;
  • Usar URL amigável.

 

Ao inserir esses elementos, uma página da web se torna bem avaliada perante os buscadores, como o Google, de modo que ele passa a exibir o blog com prioridade nos seus resultados de pesquisa. 

 

Dessa forma, tanto uma influencer do universo materno quanto uma empresa do segmento de corte e dobra de chapa podem ter bons retornos dentro do seu site, trazendo cada vez mais pessoas para visitar e conhecer o seu conteúdo. 

 

Dicas para um bom ranqueamento

Para conquistar bons resultados com o SEO, é fundamental colocar em prática algumas dicas simples, mas que podem fazer toda a diferença quando o assunto é otimização para mecanismos de busca. Veja quais são elas a seguir. 

 

1. Pesquisa de palavras-chave

Saber como o seu público-alvo pesquisa pelo seu conteúdo na internet é o primeiro passo para um bom posicionamento virtual. Assim, se os termos buscados por ele são “comprar pallet”, é preciso inserir essa palavra-chave nos seus textos. 

 

Com isso, o buscador tende a inserir o seu blog entre os principais resultados para este assunto, de maneira que as pessoas encontrarão o seu endereço web muito mais rapidamente. 

 

 2. Inserir mídias e otimizar fotos

O formato dos conteúdos postados no seu blog também faz toda diferença. Por isso, em vez de publicar apenas textos escritos, é indicado investir em outras abordagens, para tornar a página mais atrativa. 

 

Assim, gravar um vídeo, por exemplo, pode ser uma forma prática e interessante de garantir um bom posicionamento, ao mesmo tempo em que fideliza o público que prefere esse formato para consumir diferentes conteúdos na internet. 

 

Também é necessário otimizar as fotos inseridas no blog, para que elas carreguem de forma mais rápida, mas sem perder a qualidade da imagem. 

 

3. Usar links internos e utilizar URLs agradáveis

Os links internos são outras ferramentas que ajudam no ranqueamento. Sendo assim, é fundamental inserir links no decorrer do texto que levem o leitor a visitar outras páginas do seu blog, complementando o assunto. 

 

Além disso, o endereço de cada uma dessas páginas deve ser amigável, ou seja, em vez de um endereço comprido e cheio de números, é interessante que ele seja de fácil leitura e identificação, possibilitando até mesmo que o leitor possa decorar o link. 

 

4. Desenvolver a meta descrição

O primeiro parágrafo visto logo após o título de um artigo no blog, que faz o resumo do assunto tratado ali, é o que chamamos de meta descrição. Ela é um dos elementos analisados para ranqueamento das páginas pelos buscadores.

 

Por isso, não deixe de desenvolver e inserir a meta descrição nos seus textos, para que eles tragam um bom retorno para a página.

 

Conclusão

Ao investir em itens como os mencionados acima, certamente o seu blog terá um desempenho otimizado. Sendo assim, não deixe de investir nas técnicas de SEO e atinja os seus objetivos de forma orgânica muito mais facilmente. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.