Novos negócios: qual caminho seguir na divulgação na internet

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Uma coisa é certa, se você começou um novo negócio e não está presente no meio digital já está errado.

Atualmente, a maior oportunidade de alavancagem de vendas, escalabilidade e reconhecimento está no meio digital. Isso porque tudo acontece na internet, é nela que você pode conectar o seu negócio a pessoas de todo o país e, dependendo do seu produto ou serviço, do mundo.

Não é à toa que 74% dos brasileiros dizem preferir realizar compras online. Isso porque comprar online se resume em agilidade, comodidade e, muita vezes, melhores ofertas.

A grande pergunta dos empreendedores que estão começando um novo negócio é: como divulgá-lo? Qual caminho seguir na internet?

Conheça seu público-alvo

O primeiro passo para qualquer novo negócio que quer fazer divulgação na internet é conhecer muito bem o seu público.

Para isso, o ideal é que você crie uma persona, também chamada de avatar, que represente exatamente o público que o seu negócio deseja atingir. Esse avatar deve ter sexo, idade, preferências, necessidades, trabalho, rotina, “dores”, perfil financeiro, entre outros detalhes que possam ser importantes de observar.

“Não existe uma fórmula para o sucesso. Mas há uma fórmula infalível para o fracasso: tentar agradar a todos.”, essa é uma frase de Herbert Bayard que servirá para que você compreenda a importância da criação de uma persona para o seu negócio.

Defina Objetivos claros

Após definido o seu público-alvo é importante pensar em qual o seu objetivo fazendo divulgações na internet. Ter esse objetivo em mente na hora de tomar decisões será extremamente importante para guiar o andamento do seu negócio.

Por isso, é importante ter em mente qual a sua meta com os anúncios. Gerar leads? Aumentar o reconhecimento do seu negócio? Educar os seus consumidores? Gerar autoridade? Aumentar a retenção dos seus clientes? Aumentar ou começar as suas vendas?

São inúmeras opções que você consegue obter através da publicidade online, esse meio traz muitos benefícios para o seu negócio, porém, é importante que você utilize-o com bastante sabedoria, caso contrário, estará apenas jogando dinheiro fora.

Defina ferramentas e canais

“O conteúdo é o rei, mas a distribuição é a rainha, e é ela que manda na relação.” – Jonathan Perelman

Traduzindo a frase para a divulgação na internet, não importa que você possua o melhor conteúdo, você precisa saber como distribuí-lo.

Existem algumas opções de distribuição e divulgação de um novo negócio, podendo ser realizado de forma rápida, porém com maior gasto, ou mais lentamente e com um gasto menor. Entretanto, ambas podem trazer resultados positivas, por essa razão, ter o passos da definição de público e objetivos em mente é fundamental.

O passo rápido é através da publicidade paga. Para realizá-la existem ferramentas de grande valor e alcance no mercado, sendo as principais, o Google Ads e o Facebook Ads.

O passo mais lento pode ser dado de diferentes maneiras, pode ser através de sites e de uma boa estratégia de SEO, que apesar de demorada traz um resultado que se mantém; Redes sociais atreladas ao marketing de conteúdo, onde muito valor é agregado ao seu avatar para que ele crie confiança e consuma o que quer que o seu negócio ofereça.

Vale ressaltar que o trabalho de SEO precisa de certo estudo e conhecimento para ser aplicado, assim como o marketing de conteúdo ou qualquer outra estratégia de marketing. A dica é contratar para o seu negócio uma pessoa que faça esse trabalhar, estudar para fazer você mesmo ou, caso você não tenha tempo para focar nesse aspecto da empresa, contratar uma agência de marketing digital que certamente suprirá essas necessidades.

Fique atento às métricas

Um fator muito importante e que deve ser considerado são as métricas alcançadas periodicamente na sua divulgação.

Conferir e analisar dados referentes a presença do seu negócio online é interessante, pois assim você saberá os reais resultados das suas ações, podendo assim, otimizar suas estratégias de divulgação para obter um melhor desempenho.

Essa estratégia de análise e otimização de dados para alcançar melhores resultados é conhecida como marketing de alta performance, ele nada mais é que mais uma vertente do marketing digital.

Entretanto, tenha em mente que essa estratégia de marketing tem se tornado a mais eficiente para os negócios que estão na disputa diária para chamar mais atenção nos canais digitais.

Hoje no mercado existem ferramentas que podem auxiliar o seu negócio a elaborar um relatório com as suas métricas, os mais utilizados são: Google Analytics, Google Ads, Facebook Ads e os próprios relatórios de informações gerados pelas mídias sociais.

Sabendo disso, use e abuse das informações a seu favor, elas são de grande utilidade para alcançar ótimas performances, principalmente para quem está começando um novo empreendimento.

Dessa forma, para começar a divulgar na internet, é importante que você utilize todos os canais e ferramentas a seu favor, além de ter objetivos claros e tomar cuidado para não perder o foco em meio a tanta informação.

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