Diferença entre preço e valor
Preço e valor são conceitos que estão presentes na vida da grande maioria dos brasileiros, principalmente dos profissionais da área de vendas ou consumidores.
A definição de cada um deles deve estar muito bem definida na mente do gestor da empresa, para que este saiba direcionar e valorizar o seu produto para os clientes certos.
Preço
Preço é aquilo que representa uma quantidade de dinheiro, ou seja, a quantia que o cliente precisa desembolsar para adquirir um serviço. Ele é expresso pelos números que surgem a partir da soma dos custos envolvidos no desenvolvimento do serviço e da margem de lucro estipulada pelo seu escritório.
Logo, o preço é algo que pode variar muito de acordo com o custo do serviço, perfil do consumidor, poder de aquisição do seu público-alvo, preços da concorrência, demanda, dentre outros.
Valor
Bem diferente do conceito anterior, o valor se refere a algo mais subjetivo, que pode variar bastante de pessoa para pessoa de acordo com a importância que o serviço tem para o cliente. Enquanto um serviço pode ter valor muito baixo para uma pessoa, ele pode ter valor extremamente alto para outra.
Um exemplo disso são os itens de colecionador: para algumas pessoas, eles não significam absolutamente nada, e o preço desses itens soa como um absurdo. Enquanto isso, os colecionadores veem as peças como algo especial e se dispõem a pagar altos preços.
Diferença entre preço e valor na decisão do cliente
Já deu para ver como preço e valor são duas coisas totalmente diferentes, não é mesmo? Para resumir, enquanto o preço é algo que se baseia em dados palpáveis, que podem ser facilmente calculados, o valor é algo muito relativo e abstrato.
Uma câmera profissional, por exemplo: tem preço alto? Sim, mas também pode ter muito valor para o cliente certo, que seja apaixonado por fotografia ou que utilize a câmera para o trabalho, já que ele precisa de algo de qualidade, com boa definição, fácil de carregar e com boa durabilidade — isso tudo é valor agregado ao produto e faz toda a diferença!
É muito importante que você jamais se torne refém dos preços. O segredo para que isso não aconteça é fazer um bom trabalho de gestão de valor, que nada mais é que dar novo significado e aumentar a percepção de valor que os seus serviços têm na mente dos seus clientes.