Marketing de Guerrilha, quais são os tipos, quando e onde aplicar?

marketing de guerrilha

Saber como impressionar as pessoas é uma das bases do marketing, há até mesmo um método próprio para isso, o chamado marketing de guerrilha.

No dicionário, “guerrilha” significa uma forma de combate armado que se baseia no ataque surpresa para neutralizar o inimigo.

Aplicada ao marketing, essa palavra classifica campanhas que apostam no elemento surpresa para conquistar o público.

A ideia principal é impactar diretamente o dia a dia das pessoas para que elas fiquem cientes dos benefícios que um produto ou um serviço representam.

Portanto, leia o texto a seguir e saiba mais sobre esse conceito, como ele funciona, quais são os tipos de marketing de guerrilha e seus benefícios.

Marketing de guerrilha: definição

Esse método de marketing é focado na criação de experiências memoráveis, por isso, demanda mais criatividade do que necessariamente recursos financeiros.

O ponto central é saber como impactar o público a partir de ações interativas. 

Não é à toa que a maioria das campanhas de marketing de guerrilha acontecem em lugares públicos como:

  • Shopping centers;
  • Parques;
  • Praças;
  • Praias.

Essa característica é interessante por diminuir a distância entre cliente e marca, além de proporcionar mais visibilidade a um custo-benefício mais baixo do que campanhas tradicionais.

Por que fazer marketing de guerrilha?

À primeira vista, o conceito pode ser um tanto ambicioso ou inatingível. Mas, os seus benefícios são concretos.

Diariamente todo mundo é bombardeado com anúncios e conteúdos publicitários de tal forma que pode ser difícil atrair muitas pessoas apenas com essas estratégias.

É aí que entra o marketing de guerrilha: um método de marketing diferente que é mais difícil de ignorar.

A ideia é produzir uma reação no público, assim, uma empresa de paisagismo com oliveiras pode construir um ambiente no shopping e convidar as pessoas para tirar fotos nele.

Nesse caso, a empresa vai estar apresentando um benefício para o público. Quem aceitar tirar a foto vai se lembrar da marca por isso.

Sendo assim, marketing de guerrilha significa produzir um efeito duradouro no imaginário coletivo. É um investimento na longevidade da sua marca.

Quais são os tipos de marketing de guerrilha?

Por envolver ambientes atípicos, o marketing de guerrilha é bastante versátil. 

Esse tópico é dedicado a explicar os principais tipos dessa estratégia. Acompanhe quais são eles agora.

Marketing de ambiente

O marketing de ambiente consiste no uso de elementos do ambiente para propagar anúncios e publicidade.

No geral, é feito em lugares com alta rotatividade de pessoas, como bancos de praça e banheiros públicos.

Para definir qual lugar utilizar, pesquise previamente os padrões de comportamento dos clientes que você deseja atingir.

Divulgar o preço tubulação de cobre para ar condicionado em supermercados é mais adequado do que fazer isso em uma farmácia, por exemplo.

Marketing de emboscada

O conceito do marketing de emboscada é se associar a um evento ou propriedade sem necessariamente um patrocínio envolvido.

As cotas de patrocínio são altas, essa é a principal razão pela qual empresas apostam no marketing de emboscada.

Em um evento com muitos patrocinadores, uma marca que esteja de fora pode usar o ambiente do evento para chamar a atenção para si.

Marketing viral

O marketing viral se baseia na transmissão espontânea de uma mensagem entre as pessoas.

É a versão digital do famoso marketing boca a boca, aquele em que o público conversa sobre um produto por livre e espontânea vontade.

É indicado usar as redes sociais para gerar esse burburinho, veiculando campanhas, sorteios e conteúdos instrutivos sobre fechadura eletrônica por senha, por exemplo.

Essa estratégia em específico é interessante para aumentar a visibilidade e a proeminência da marca a um custo baixo.

Wild posting

Nessa forma de marketing de guerrilha as empresas colocam cartazes em várias localidades urbanas a fim de aumentar a visibilidade.

É comum em campanhas de lançamento de álbuns musicais e filmes.

Os materiais publicitários podem surgir sem aviso prévio em várias áreas da cidade e criar toda uma expectativa em torno do que vai ser anunciado.

Entretanto, cuidado, pois é ilegal veicular anúncios em propriedades privadas sem pedir autorização.

Astroturfing

Astroturfing é um termo que designa a prática de criar uma expectativa artificial em torno de um produto.

Isso geralmente é feito por meio de depoimentos falsos de clientes ou endossos públicos de influenciadores digitais.

É preciso que o consumidor não duvide da validade dos depoimentos para que o astroturfing tenha efeito.

Caso isso aconteça, a empresa pode ter que arcar com consequências sérias, como dano à reputação e até mesmo processos legais.

Conclusão

Portanto, fica claro que o marketing de guerrilha pode ser arriscado, ou seja, é essencial conhecer o público-alvo com profundidade para ter condições de impactá-lo conforme o planejado.

Afinal, gerar reações negativas sem querer pode acarretar problemas para a marca. 

Sendo assim, concentre-se em beneficiar as pessoas, os brindes de uma fábrica de bolsa térmica para empresa são bons exemplos disso.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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