Portfólio Online: Como criar um portfólio freelancer para atrair mais clientes e projetos

Criar um portfólio é com certeza o maior diferencial que um freelancer pode ter: formação, experiência em projetos, capacidades e qualidades não significam nada se não forem devidamente apresentadas.

Graças à tecnologia, para nos apresentarmos não precisamos mais de folha de papel ou uma pasta que contenha nossos projetos (caríssima por tantas impressões de projetos).

Hoje em dia fazemos um portfólio online, que conta tudo o que é relevante sobre nós mesmos para nossos clientes, e essa é a principal arma para que um freelancer profissionalize seu trabalho.

Acompanhe a seguir como criar um portfólio online e algumas dicas para você melhorar sua apresentação.

 

Como ter um portfólio online?

As principais opções são as plataformas gratuitas e pagas. Ambas possuem suas próprias vantagens e distinções, então fique atento aos detalhes a seguir.

 

Plataformas Gratuitas

São mais facilmente acessíveis por não precisarem de um investimento inicial e muitas delas são populares para nichos específicos. Por exemplo, o Behance e o Coroflot são muito populares na área do design.

Se você atua com design, crie já sua conta nessas plataformas, pois você estará exposto a um público altamente segmentado.

No entanto, as desvantagens de usar uma plataforma gratuita são:

  • Suas páginas não são editáveis, então sua apresentação fica mais parecida com a da sua concorrência;
  • Muitas das plataformas de portfólio online gratuitas não são automatizadas para a inclusão de novos projetos;
  • O público é altamente segmentado e o conteúdo é somente voltado aos seus projetos, então sua apresentação acaba não sendo tão clara para clientes que não estão habituados com a plataforma. O foco é no que você faz, então não há como explicar quem você é, por exemplo.

 

Plataformas Pagas

Com uma grande diversidade de templates e alta capacidade de personalização, você pode criar inúmeras páginas dentro do seu site e contar sobre todos os projetos que já fez, bem como demonstrar quem você é.

Seu perfil fica plenamente apresentado e se destaca perante a qualquer outro currículo da concorrência, atribuindo muita credibilidade a você e ao seu trabalho.

As desvantagens são:

  • Investimento necessário: seja em mensalidade ou anualidade, você terá que pagar.
  • Você precisará realizar estratégias marketing de sua página, pois em um site próprio você não gera clientes direcionados à sua área.
  • Algumas plataformas são complicadas para usar, e podem exigir seu tempo.

 

Qual a melhor forma de criar um portfólio?

A verdade é que criar uma única forma de portfólio irá restringir você de adquirir clientes de alguma forma, portanto você deve utilizar tanto as formas gratuitas quanto as pagas.

Além das plataformas de portfólio online gratuitas mencionadas, o Carbonmade é uma plataforma eficiente.

Já para as plataformas pagas, definitivamente o criador de sites do Zyro é a melhor opção, pois seus templates são otimizados (além da variedade ser muito grande) e adicionar projetos é muito fácil. Além disso, suas páginas são rápidas e já otimizadas em SEO, o que ajuda na questão de divulgação do seu site.

Por fim, o Zyro ainda oferece um editor de páginas drag and drop (arrastar e soltar), o que torna extremamente simples a criação do portfólio online. Tudo isso por planos muito acessíveis.

 

Portfólio freelancer para atrair mais clientes e projetos

Não interessa se for paga ou gratuita, plataforma que gera mais clientes e projetos são eficientes no fim das contas.

As plataformas pagas são melhores para atingirmos a todos os tipos de clientes e profissionalizarmos ainda mais nosso trabalho, enquanto as gratuitas nos ajudam a conseguir um público direcionado e serve como um primeiro meio de apresentar seu portfólio online.

Use e abuse de ambas as estratégias e você estará com ainda mais trabalhos no início da semana.

Cuide bem dos seus clientes e o sucesso como freelancer é garantido!