Anúncios de carros: como editar as imagens para vender mais rápido

Se você quer vender automóveis na Internet, precisa saber como editar as imagens nos anúncios de carros. Afinal de contas, o Marketing Digital tem grande influência visual para quem quer saber como comparar carros, o que faz com que as imagens tenham uma importância extra dentro do segmento. Portanto, quem tem as melhores imagens tende a ter destaque nas plataformas online e mesmo em anúncios feitos em redes sociais.

Para se ter ideia da importância do visual no marketing, cerca de 70% de todos os receptores sensoriais do nosso corpo estão localizados nos olhos. Isso mesmo: 70% de toda a nossa capacidade de sentir e ler o mundo ao nosso redor é visual. Os outros 30% estão espalhados pelo restante do corpo. Portanto, é fato que as imagens têm um peso gigantesco na sua estratégia de marketing.

Assim, é essencial saber como editar as imagens nos anúncios de carros. Quer aprender? Então siga a leitura abaixo!

 

Como editar as imagens nos anúncios de carros: 5 dicas

1. Tire as fotos com bastante iluminação

Para poder editar imagens do jeito certo, é preciso que elas estejam com qualidade em primeiro lugar. Afinal de contas, não dá para fazer milagre quando não se tem uma matéria-prima de qualidade. Portanto, é importante garantir que você terá uma boa foto para começar.

Para fazer isso, além de uma câmera digital de qualidade aceitável (se você tiver um celular bom, já serve), você precisará de boa iluminação para a imagem. Afinal, a fotografia (luz + escrita, na etimologia) depende da quantidade de luz disponível. Nesse caso, quanto mais luz, melhor.

É claro que você terá que cuidar para não estourar a imagem, mas o importante é poder produzir uma foto que tenha iluminação o suficiente para ser editada depois, além de garantir uma imagem sólida e nítida.

Uma sugestão para isso é tirar foto do lado de fora de casa em um dia de sol. Não precisa ser um dia de verão com o sol queimando, mas basta um dia que não esteja muito nublado. A imagem já ficará naturalmente boa desse jeito.

 

2. Não esconda nada na imagem

Na hora de fazer as suas edições, evite esconder defeitos que o carro tenha. Além de ser antiético, esse tipo de situação pode prejudicar muito a sua estratégia. Suponha, por exemplo, que o seu carro tenha um risco na porta e você escondeu esse risco com o Photoshop.

O problema é que, quando o comprador chegar, ele verá o risco ali. Por se sentir enganado, ele não fechará a compra e, possivelmente, ainda poderá deixar uma avaliação negativa ou comentário mencionando o risco. Ou seja: sua reputação será prejudicada e isso reduzirá as chances de uma nova venda no futuro.

 

3. Faça uma correção de cores

As câmeras digitais não são famosas por terem fidelidade de cor. Talvez você nunca tenha percebido isso, mas elas podem acabar não reproduzindo fielmente as cores das fotos que você tirou. Um azul específico nunca fica realmente naquele tom de azul. Aliás, diferentes câmeras podem gerar diferentes tons da mesma cor.

Por isso, pode ser necessário fazer uma correção de cores leve no Photoshop ou outro software de edição de imagens. A ideia é apenas alcançar maior fidelidade da cor do automóvel na imagem. Isso é particularmente importante para quem tem carros em tons pouco usuais.

 

4. Faça um bom posicionamento

Uma boa sugestão para tirar fotos de carros para colocar em anúncios de venda é optar por fotos com muitos megapixels e bastante espaço ao redor do automóvel no enquadramento.

Isso é importante pois, dependendo do enquadramento, dá para encontrar uma foto mais dinâmica dentro daquela imagem e recortá-la para poder ter uma foto melhor.

Portanto, é importante pensar no posicionamento que você dará para o carro nas imagens. Lembre-se de que, visto em um ângulo mais ou menos de baixo, o carro parece mais imponente e poderoso (é importante para SUVs e carros de alta potência). Já visto de cima torna o automóvel menos impactante.

 

5. Ressalte os detalhes

Vender um carro, ou qualquer objeto, é despertar desejo. E desejo é despertado por sensações, por detalhes. Por isso, ressalte os pequenos elementos do carro que despertam aquela vontade de adquiri-lo.

Tire uma foto em destaque no câmbio, mostre a textura do banco, tire uma foto angulada do painel. Enfim, crie nas imagens uma sensação de desejo por aquele automóvel cheio de qualidades.

Por exemplo, se o seu automóvel for um dos carros com maiores porta-malas do Brasil, então ressalte isso em uma imagem, talvez editando para mostrar quantas coisas cabem ali dentro.

Pronto! Agora que você já aprendeu como editar as imagens nos anúncios de carros, é hora de aplicar essas dicas para conseguir um bom número de interessados no seu anúncio. Lembre-se de que milhares de pessoas procurarão por carros online para comprar e verão uma lista com todos os modelos anunciados. Se a sua imagem inicial for chamativa e com bastante destaque, inevitavelmente atrairá mais cliques e o automóvel poderá ser vendido mais rapidamente.

Gostou das dicas? Então comente abaixo com a sua opinião sobre o assunto!