O que sua empresa perde quando não investe na criação de um site?

Hoje em dia, ter um site é fundamental para qualquer tipo de empresa, independentemente do produto ou serviço que ela ofereça.

Por conta de sua tamanha importância, é difícil encontrar uma marca que não tenha um site, e isso vale para pequenas e grandes empresas.

Independentemente de seu segmento de atuação, é o site que ajuda as empresas a se tornarem mais confiáveis e a atingirem o sucesso. Isso porque é ele que garante uma presença digital mínima, tão importante na era em que vivemos.

A internet mudou muito a vida das pessoas, afinal, é a ela que recorremos quando precisamos tirar alguma dúvida, obter alguma dica, encontrar algo que precisamos, dentre muitas outras necessidades.

Qualquer coisa que o cliente queira comprar, é na internet que ele vai procurar primeiro todas as informações antes de fechar negócio.

Sendo assim, as empresas que não estão presentes nela por meio de um site (o que é raro), são esquecidas ou consideradas não confiáveis pelos consumidores.

Mesmo que a empresa esteja nas redes sociais, é no site que o consumidor cria confiança na marca. Por isso, neste artigo, vamos falar mais sobre a importância dos sites para as organizações.

 

Por que o site é importante?

Um site é algo fundamental para que uma marca tenha mais visibilidade na internet. Trata-se de uma espécie de vitrine para o negócio, que reúne todas as informações importantes sobre a empresa.

Além disso, o site também facilita o atendimento ao cliente, pois através dele o cliente consegue esclarecer suas dúvidas e já tem certeza do que quer.

Existem muitas outras vantagens que explicitam a importância de ter um site para as empresas. E quando ele é mantido juntamente com boas estratégias de marketing digital, as que podemos destacar são:

 

1 – Mais credibilidade

A internet é parte do cotidiano das pessoas, principalmente por conta da popularização de dispositivos móveis, como os tablets e smartphones.

Eles estão cada vez mais evoluídos e permitem que o usuário encontre descarte de resíduos químicos e outros serviços facilmente. Além disso, eles também permitem encontrar:

  • Empresas;
  • Produtos;
  • Experiências;
  • Profissionais.

Além de uma infinidade de outras possibilidades que permite que os usuários resolvam qualquer problema.

Por isso, as empresas que não possuem um site perdem espaço para a concorrência. Além do mais, elas passam a ser vistas como organizações pouco confiáveis e nada acessíveis, o que prejudica sua credibilidade.

 

2 – Mais visibilidade

Por meio do site, uma fornecedora de impressora de código de barras marca uma boa presença on-line, além de poder desenvolver um excelente trabalho em marketing digital.

Com isso, os resultados positivos são facilmente alcançados, além de bastante expressivos. Dentre os principais estão a facilidade na conquista de novos clientes, construção de bons relacionamentos, experiências positivas e conversões.

Por meio dele, também são rompidas barreiras geográficas, permitindo que as empresas vendam para qualquer lugar do país ou do mundo.

 

3 – Atrair novos clientes

Os sites ajudam a atrair novos clientes, tendo em vista a grande influência da internet na vida das pessoas.

Para isso, dentro das páginas devem ser aplicadas diversas estratégias, técnicas e ações de marketing digital. 

Juntamente com bons profissionais, essas ações levam em conta a realidade, o objetivo e as necessidades da empresa.

Portanto, é possível trabalhar com um público variado, desde aqueles interessados em indústria de transformadores, até nos mais diversos produtos e serviços.

 

4 – Interação com mídias sociais

A presença nas redes sociais é algo fundamental hoje em dia, e por meio dos sites, as marcas podem colocar links que direcionem os visitantes para os seus perfis no Facebook, Instagram, etc.

O contrário também acontece, ou seja, por meio das redes sociais os sites aumentam seu tráfego, o que ajuda a um posicionamento melhor nos sites de buscas.

 

5 – Mais conversões

É por meio dos sites que as empresas promovem seus produtos e serviços. Tudo feito de maneira visual, dinâmica e atrativa, o que garante uma experiência melhor aos usuários.

Também é por meio do site que uma empresa promove um relacionamento excelente com seus clientes e potenciais clientes. 

Isso porque elas podem fazer o uso de estratégias de conversões como landing pages e formulários.

 

6 – Ser facilmente encontrado

Hoje em dia, se uma pessoa precisa saber o que é laudo spda, ela recorre à internet. E se ela não encontrar a sua empresa em específico, com certeza vai encontrar o concorrente.

Por isso, criar um site é importante para que, juntamente com as estratégias em SEO, o cliente de uma empresa encontre-a com facilidade.

Essa estratégia aplicada às páginas virtuais faz com que o Google identifique o conteúdo delas como algo relevante, e que atenda às necessidades do usuário.

Para isso, é necessário investir em um servidor de qualidade e conteúdo bem estruturado, além da aplicação de tags que permitem que o site seja bem posicionado nos resultados do Google.

Só que, assim como ter um site traz inúmeras vantagens, não tê-lo também traz muitas consequências ruins.

 

O que uma empresa perde ao não ter um site?

Se vivemos na era da internet e da informação rápida, ter um site é investir em presença e credibilidade. 

O contrário pode trazer muitos prejuízos para uma organização. E apesar de isso ser raro, não ter um site é desvantajoso porque:

 

1 – Perda de credibilidade

Se o cliente procurar por empresa de jardim vertical na internet, vai encontrar as páginas de diversas organizações que oferecem esse serviço.

Todas elas terão uma credibilidade muito maior perto de uma concorrente que não tem um site. 

Por isso, mesmo que aquela que não tenha um site seja a melhor de todas, o cliente vai optar por uma empresa que esteja presente na internet.

 

2 – Menos autoridade e referência

Hoje em dia, as empresas precisam investir em conteúdos que ofereçam relevância para os usuários e estes são veiculados nos endereços virtuais.

Esses conteúdos esclarecem dúvidas de pesquisas feitas na internet, o que acaba por garantir mais autoridade para a marca que os veicula.

Essa autoridade cativa a atenção do consumidor, que recorre à organização toda vez que tem alguma dúvida ou necessidade.

Isso faz com que a empresa se torne uma referência naquilo que faz, e como consequência disso, ela se torna mais confiável e o cliente fecha negócios com ela.

No entanto, a ausência de um site tem efeito contrário, afinal, o cliente nem mesmo terá acesso a esses conteúdos tão essenciais.

 

3 – Visibilidade

Para conquistar clientes é preciso ser visto. Se ele procurar por fábrica de estofados, vai encontrar uma grande quantidade de páginas de empresas do ramo.

Aquelas que não possuírem um website, obviamente, não aparecem nesses resultados, e não são vistas pelo seu público. 

Ninguém mais vai procurar na lista telefônica por essas empresas, e aliás, as listas nem existem mais. Por isso, ter um site é se fazer ser visto pelo público.

 

4 – Posicionamento orgânico

O posicionamento orgânico se dá quando um site trabalha com boas estratégias em SEO. É por meio dele que as páginas aparecem nos primeiros resultados de uma pesquisa.

Essa estratégia também pode ser aplicada em blogs, mas ela também tem efeito quando está presente nos sites. O posicionamento orgânico é importante para diminuir as despesas com anúncios pagos e similares.

 

5 – Crescimento de vendas

As empresas de manutenção industrial podem possuir blogs, mas é no site que elas vão vender. Portanto, mais do que investir em um canal de comunicação pela internet, o site é uma galeria de vendas.

E se a empresa não possui essa galeria, obviamente vai perder bons negócios. O ideal é que o site seja bem estruturado e intuitivo para que o usuário possa usá-lo, tendo uma boa experiência.

 

6 – Contato com público-alvo

As redes sociais e o uso de outras estratégias, como e-mail marketing, ajudam muito no contato com o público-alvo. Mesmo assim, é muito comum que o primeiro contato que um cliente tenha com a empresa seja por meio do site.

Isso porque as pessoas procuram as informações que precisam mais pelo Google do que por outros meios e buscadores. Sendo assim, se ele quer saber sobre conserto de motores elétricos, é normal que recorra a um site de buscas.  

Logo, as empresas que não investem em sites perdem uma boa quantidade de pessoas que podem entrar em contato com ela.

 

Conclusão

O site é essencial para uma empresa para garantir uma boa presença digital. Outros canais, como blogs e redes sociais são importantes, mas o site é o primeiro passo para desenvolver outras estratégias.

Por meio dele, as empresas garantem mais credibilidade e constroem uma imagem positiva em seu mercado de atuação. Assim, fica mais fácil conquistar clientes e vencer a concorrência.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.