O que é marketing digital?

Marketing digital: Você sabe o que é?

A internet ganhou espaço na vida das pessoas e, hoje em dia, todo mundo está conectado. Para ganhar espaço no mercado, o marketing digital veio com tudo, ajudando empresas e profissionais a divulgarem seus produtos e serviços. 

A venda online ganha cada vez mais espaço e esta facilidade se tornou a preferida entre os consumidores.

As maneiras para promover uma marca, conquistar novos clientes e vender não são mais as mesmas, pois hoje existem estratégias de venda que, além de fazerem tudo isso, conseguem atingir um número maior de pessoas. 

Mas para fazer uso do marketing digital é importante conhecer suas estratégias.

A comunicação por meio da internet é mais rápida e permite que as empresas se comuniquem com seus consumidores, de acordo com o perfil deles. 

Fazendo uso das estratégias corretas, fica fácil implementar o marketing digital e atingir os objetivos de vendas e prospecção de novos clientes.

Se você tem dúvidas, não tem problema. Neste artigo nós vamos explicar o que é o marketing digital, algumas estratégias e dar dicas de como investir nele. 

Você verá que por meio dessa estratégia de marketing a sua marca vai conquistar espaço no mercado e muitos clientes. Confira.

 

O que é marketing digital?

Sem mais delongas, o marketing digital é um conjunto de estratégias que uma marca executa de maneira online, ou seja, pela internet. 

Essas estratégias têm como objetivo atrair novas oportunidades de negócios e vendas, prospectar novos clientes, desenvolver uma identidade para a marca e ganhar espaço em um mercado tão competitivo.

Para fazer uso do marketing digital, é importante conhecer as principais estratégias que o envolvem, como técnicas de SEO, Inbound Marketing e Marketing de conteúdo. 

Essas estratégias têm crescido muito e se tornaram as principais ferramentas para o sucesso de uma marca.

Para fazer uso dessas técnicas, existem diversos canais online, como sites, blogs, redes sociais, e-mails, entre outros. 

Nos próximos tópicos nós vamos abordar estas principais estratégias e como você pode implementá-las em seu negócio. Acompanhe.

 

Saiba o que é e como usar o SEO

O termo SEO, em inglês, significa “Search Engine Marketing Optimization”, uma estratégia do marketing digital que visa otimizar a presença de um site nos motores de busca. 

Esses sites de busca são usados pelas pessoas para encontrar todo tipo de produto, serviço, assunto ou qualquer outra necessidade na internet.

Pelo fato de muitas páginas serem publicadas na internet diariamente, é necessário que algumas técnicas sejam utilizadas para garantir um bom posicionamento dos sites nas páginas de resultado dos sites de busca.

Por exemplo, se uma pessoa procurar informações sobre “o que é marketing digital”, os sites de busca irão mostrar diversos sites que falam sobre esse assunto. 

Aqueles que aparecem primeiro são os que contêm conteúdo relevante, único, que realmente irá fazer diferença para o usuário. 

Para usar esta técnica de maneira correta, é importante levar em consideração alguns fatores, como:

  • Escolher as palavras-chave corretas;
  • Fazer URLs amigáveis;
  • Ter conteúdos atualizados;
  • Usar um site responsivo.

Escolher as palavras-chave corretas

As palavras-chave são aquelas usadas pelas pessoas para buscar algum assunto nos sites de busca. 

Para escolhê-la, o ideal não é fazer uso daquelas com mais busca, mas sim daquelas que têm a ver com a sua persona.

Um exemplo disso é uma clínica ou casa de repouso para idosos que deseja melhorar seu posicionamento no ranking. 

Para isso, ela deve usar palavras-chave como residencial para idoso ou outras que estejam de acordo com o tipo de pessoa que procuraria seus serviços.

Fazer URLs amigáveis

A URL nada mais é do que o endereço de uma página internet. Quanto mais simples e fácil ela for, mais rapidamente os usuários encontrarão o seu site. 

Evitar números, URL longa e hashtags é uma boa dica de URL amigável.

Ter conteúdos atualizados

De nada adianta postar uma grande quantidade de conteúdos todos os dias, se o que você publicou no passado já é considerado ultrapassado. 

É importante que seu conteúdo esteja sempre atualizado e, claro, seja relevante.

Usar um site responsivo

Os sites responsivos são outra dica valiosa para que sua marca apareça entre as primeiras das páginas de busca. 

Estes sites podem ser acessados, tanto por dispositivos móveis quanto por computadores comuns e notebooks. 

Não se esqueça de que, hoje em dia, as pessoas acessam à internet mais pelo celular do que por outros meios.

 

Saiba o que é e como usar Inbound Marketing

Agora que você já sabe o que é SEO e como utilizá-lo, vamos falar sobre o Inbound Marketing. 

Trata-se de algumas estratégias criadas para atrair, converter e encantar clientes. Além disso, facilita a comunicação entre as marcas e seus clientes.

Para atrair os clientes, o Inbound Marketing se utiliza de conteúdos relevantes e que podem ser veiculados por meio de diversos tipos de acesso à internet, como as redes sociais. 

As pessoas que têm contato com esse conteúdo passam a se sentir mais confiantes e atraídas pelas marcas. 

O seu uso traz diversos benefícios para as marcas, como:

  • Alcança o público certo;
  • Mais proximidade entre público e marca;
  • Melhora a persuasão;
  • Ciclo de venda rápido;
  • Menos custos.

O Inbound Marketing não vai atrair um monte de gente para a sua marca, ele vai atrair as pessoas certas. 

Para fazer uso dele, alguns canais são importantes, como o blog e as redes sociais. Ou seja, é a produção de um conteúdo relevante que será veiculado nessas mídias e atrair o público. 

Importante lembrar que dá para falar sobre diversos assuntos, desde entrega expressa até produtos dos mais variados.

 

Saiba o que é e como usar o marketing de conteúdo

Uma das estratégias mais utilizadas pelas marcas, hoje em dia, é o marketing de conteúdo. 

Trata-se de uma maneira muito eficiente utilizada para engajar o público-alvo e fazer crescer a rede de clientes. 

Isso é feito por meio da criação de conteúdo relevante, que gere valor e aumente a percepção positiva que as pessoas têm de uma marca.

Juntamente com a estratégia Inbound Marketing, que tem como missão, atrair, converter, vender e encantar, o Marketing de conteúdo é usado para atrair consumidores e fazer com que a marca se torne referência em seu nicho.

Podemos citar como exemplo uma empresa que faça vistoria de identificação veicular. Essa empresa pode criar conteúdos que sejam informativos e que esclareçam diversas dúvidas de seu público-alvo. 

Uma boa estratégia é criar um conteúdo que fale sobre a importância dessa vistoria, por que ela precisa ser feita ou qualquer outra informação pertinente.

Esse conteúdo pode ser publicado em um site ou blog e, para divulgá-lo, a empresa pode usar as redes sociais. 

Elas são excelentes ferramentas, porque as pessoas que curtem as páginas das empresas fazem isso pois, de alguma maneira, se identificam com a marca e o produto ou serviço oferecido. 

Assim que um conteúdo é divulgado, as pessoas interessadas clicam nele e são direcionadas ao site ou blog para lê-lo.

Além de fortalecer a marca de maneira positiva, aumenta o tráfego nos sites e blogs das páginas, e isso ajuda a melhorar a posição do site nos motores de busca. 

Percebeu como uma coisa puxa a outra? Fazer da internet uma aliada da sua marca não é tarefa fácil, mas também não é difícil.

Conhecendo as estratégias que envolvem o marketing digital fica muito mais fácil. E o melhor é que essas estratégias podem ser aplicadas para os mais variados perfis de empresa. 

Por exemplo, uma empresa que trabalhe com carros para aluguel de casamento pode, perfeitamente, fazer uso do marketing digital para divulgar os seus serviços.

É interessante saber identificar o que o seu público-alvo deseja, independentemente de qual seja o produto ou serviço que sua empresa ofereça. 

Por meio do marketing de conteúdo é possível identificar as dores e expectativas dos consumidores, trazendo para eles as soluções adequadas.

A internet tem espaço para todos, mas realmente só consegue competir em um mercado tão saturado aquelas marcas que de fato sabem usar o marketing de conteúdo e trabalhar com ele. 

O uso da internet facilita a venda, mas disponibiliza para o consumidor uma infinidade de marcas que ofereçam o produto ou serviço que ele procura. Por isso, saber se posicionar, estar em contato, conhecer e ouvir o seu público-alvo é importante.

Frente a tantas marcas, o consumidor se torna mais exigente e passa a avaliar outros fatores de uma marca. 

Por isso, esteja sempre pronto para criar conteúdo de valor e estar próximo do seu cliente, para conquistá-lo cada vez mais e oferecer um produto que traga os diferenciais que ele exige. 

Fazendo uso do marketing de conteúdo e conhecendo suas estratégias, crescer fica mais fácil e mais lucrativo. 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.