Dicas de web designer  –  Elementos que você deve evitar ter em seu site

Dicas de web designer - Elementos de design da Web que você deve evitar ter em seu site

Como um web designer, você deve projetar seus sites para dar aos visitantes a maior facilidade de uso, a melhor impressão e, o mais importante de tudo, uma boa experiência de navegação. Não importa se você tem o melhor produto do mundo inteiro, se o seu site for mal feito, você não conseguirá vender nada porque os visitantes serão expulsos do seu site por causa do design e da experiência de usabilidade ruim.

Quando estou falando de um “bom design”, não estou falando apenas de um bom design gráfico. Um bom web designer será capaz de apontar que existem muitos componentes que contribuem para um bom design de website e de acessibilidade, claro, o mais simples, que é o design gráfico.

Portanto, eu como especialista e web designer rj destaquei algumas características dos piores erros que um site pode conter. Com sorte, você será capaz de comparar isso com o seu próprio site como uma lista de verificação e, se alguma coisa no seu site se enquadrar nos critérios, você deve saber que é hora de tomar uma atitude séria!

 

Música de fundo

A menos que você tenha um site que promova uma banda, um CD ou qualquer coisa relacionada à música, eu realmente aconselho você a não colocar música de fundo em loop em seu site. Pode parecer agradável à primeira vista, mas imagine se você tivesse um grande site com centenas de páginas e toda vez que um visitante navegasse para outra página em seu site, a música de fundo começasse a tocar novamente. Se eu fosse seu visitante, simplesmente desligaria meus alto-falantes ou sairia do seu site. Além disso, eles apenas aumentam a carga dos visitantes quando visualizam seu site – os usuários em conexões 3g mais lentas terão que esperar mais tempo apenas para visualizar seu site como ele deve ser visualizado.

 

Tamanho de texto extra grande / pequeno

Como eu disse, o design da Web envolve mais do que apenas gráficos – a acessibilidade do usuário também é uma grande parte disso! Você deve projetar o texto em seu site para ser legível e ter um tamanho razoável para permitir que seus visitantes leiam sem forçar a vista. Não importa o quão bom seja o conteúdo do seu site ou sua copy de vendas, se estiver ilegível, você não vendendo nada!

Tenha muito cuidado com a parte de texto do seu site pois o usuário que tem real interesse em seu produto/serviço certamente irá ler oque você tem a dizer em seu site, então se as letras forem enormes ou muito pequenas isso causará dificuldade na transmissão da mensagem ao seu cliente e ele certamente deixará de consumer seu conteúdo.

 

Janelas pop-up em excesso

As janelas pop-up são usadas tão descaradamente para exibir anúncios que, em minha mente, 90% das janelas pop-up não merecem minha atenção, então eu apenas as fecho por instinto toda vez que cada uma consegue passar pelo meu bloqueador de pop-ups (sim, eu tenho um como muitos usuários por aí!) que aparecem na minha tela. Imagine se você tivesse uma mensagem muito importante para transmitir e a colocasse em uma janela pop-up que é encerrada na maioria das vezes em que aparece na tela de um visitante. Seu site perde sua função imediatamente!

 

Imagens muito grandes

Este é talvez um dos maiores vilões da maioria dos sites que tenho visto, pois imagens muito grandes interferem diretamente no tempo de carregamento de seu site, principalmente se ele estiver hospedado em um servidor compartilhado ( planos mais baratos da Hostinger, locaweb e entre outros serviços de hospedagem).

Este erro basicamente é cometido na hora dos web designers iniciantes exoportagem suas imagens do layout do site criado no photoshop ou em qualquer outro programa, devemos nos atentar ao tamanho da imagem que foi gerado após a exportação e se esssa imagem possuir mais de 1MB certamente seu website terá este tipo de problema de carregamento.

 

Considerações finais

Ao concluir este artigo, gostaria de lembrar que, como webmaster, sua função é garantir que o site faça o que foi criado para fazer. Não deixe que alguns pequenos erros impeçam o funcionamento ideal do site de seu cliente.

 

 

índice