O universo digital traz consigo diversas estratégias e maneiras diferentes de construir a presença e sucesso de uma empresa, e a identidade visual se tornou um dos pilares mais importantes para qualquer marca alcançar resultados impressionantes.
Durante muito tempo esse conceito não foi levado em consideração e nem adotado por empresas, que acreditavam que esta estratégia era inútil e não fazia diferença na elaboração de meios de divulgação.
Com o surgimento das redes sociais e de áreas profissionais focadas no design e na questão visual de um negócio, a identidade visual deixou de ser apenas um a mais e se tornou uma necessidade dentro das marcas.
Hoje, vamos abordar a importância de ter uma identidade visual dentro do seu negócio, juntamente com exemplos de marcas e pessoas famosas e dicas práticas para te ajudar neste processo.
O que é identidade visual?
Para começo de conversa, vamos ao conceito de identidade visual para que você acompanhe as dicas e exemplos já sabendo o que ela significa.
Identidade visual pode ser entendida como um conjunto de elementos gráficos, imagens, cores e formatos visuais que constroem a personalidade e as características de uma determinada marca.
Como o próprio nome já diz, o foco dela é construir uma identidade baseada na questão visual, ou seja, quando você olhar para aquela marca já saberá exatamente de qual se trata, pois a identidade visual construída por ela não o deixa esquecer.
Vamos imaginar que uma fábrica de embalagens São José SC deseja construir uma identidade visual, provavelmente ela será feita baseando-se nos produtos e nas cores dos produtos, para que a identidade converse com o que a marca oferece.
Isso significa que, a identidade visual vai muito além de apenas elementos e cores, é a comunicação visual que a sua marca constrói por meio de tudo o que envolve o design e o meio digital.
O conceito de identidade visual ganhou mais força após o surgimento das redes sociais, pois nelas é possível criar conteúdos em diversos formatos e usar e abusar de cores e elementos para construir uma boa identidade visual.
Como sabemos que para emplacar veículo é necessário ver como isso é feito antes de ir para a prática, acompanhe abaixo.
Exemplos de uma boa identidade visual
Vamos aos exemplos de marcas e pessoas que se tornaram referências em identidades visuais para tornar tudo isso ainda mais claro.
Starbucks
Pelo menos uma vez na vida você já deve ter visto nas ruas ou nas redes sociais as pessoas postarem fotos e mostrarem o famoso copo branco com a logo da marca, que mesmo sem o nome já fala por si só.
Esse é um ótimo exemplo de identidade visual, a rede de cafés não precisa necessariamente estampar o seu nome nos copos, mas apenas com uma imagem consegue fazer quase todo o mundo se lembrar do que é o Starbucks.
E isso não acontece apenas com os clientes, até mesmo empresas contratadas como uma assistência técnica aquecedor a gás consegue reconhecer a marca por meio do seu símbolo, que nada mais é do que a construção que uma marcante identidade visual.
Natura
A marca brasileira de cosméticos mostrou que, por mais antiga que seja a marca, ela não é obrigada a parar no tempo, mas sim evoluir e acompanhar os avanços do mundo e do mercado.
Nos últimos anos a marca mudou seu logo e seus conceitos para se adaptar às novas gerações e deu um verdadeiro show na hora de abraçar causas ambientais e adotar um estilo minimalista e único.
Além da produção de sacolas personalizadas para loja, a marca trouxe novas cores e formatos para construir uma identidade visual que não sai da cabeça de quem conhece os produtos da empresa.
Bianca Andrade (Boca Rosa Beauty)
A influenciadora digital e CEO da marca Boca Rosa Beauty sabe muito bem o que é construir uma boa identidade visual, principalmente, na hora de realizar lançamentos.
Em abril, a empresária realizou uma sequência de publicações em seu Instagram preparando seus seguidores para o mais novo lançamento de sua marca, um conjunto de 5 batons.
A cada dia, Bianca postava uma foto e todas conversavam entre si, desde as cores até os formatos adotados. Toda essa construção trouxe não só visibilidade para a marca, como também fez com que o conjunto lançado esgotasse em apenas 3 horas de vendas.
Ainda dentro do universo da beleza, uma clínica estética Taboão da Serra também pode usar exemplos como o de Bianca Andrade para não só ganhar visibilidade, mas também, para demonstrar profissionalismo e propriedade no assunto que domina.
Juliette Freire
A advogada e maquiadora se tornou um verdadeiro fenômeno, não só por sua personalidade cativante e única, mas também por todo o trabalho feito por sua equipe em suas redes sociais enquanto ela estava no confinamento.
A campeã da vigésima primeira edição do reality Big Brother Brasil se tornou a segunda ex-bbb mais seguida nas redes sociais, ultrapassando a atriz e também ex-bbb, Grazi Massafera.
O Instagram de Juliette foi administrado por um time que contava com mais de 20 pessoas, e ao entrar em seu perfil é nítida a diferença que uma boa identidade visual traz.
As fotos e postagens contavam com cores vibrantes, elementos chamativos, sobreposições e fontes cativantes que iam de acordo com a personalidade e a raiz de Juliette, que nunca escondeu o seu amor e carinho pelo Nordeste, onde nasceu e cresceu.
O sucesso da Paraibana veio não só pela sua participação no programa, mas também pelo ótimo trabalho de sua equipe de marketing que não poupou esforços na hora de construir uma identidade visual única e marcante para a campeã.
Assim como a equipe da advogada fez, qualquer marca também consegue fazer desde que haja esforço, estudos e constância na construção da identidade.
Seja uma empresa de portaria terceirizada ou uma loja de roupas, a identidade visual é determinante para o seu negócio.
Esses foram alguns exemplos de marcas e pessoas que souberam da importância da identidade visual e não pensaram duas vezes na hora de construir uma personalizada e única para suas divulgações.
Não é à toa que essas marcas e famosas se tornaram grandes nomes e aumentam suas oportunidades de negócios e parcerias, provando a importância da identidade visual.
Dicas para construir uma boa identidade visual
Agora que você já sabe o que é uma identidade visual e já viu exemplos de marcas e pessoas que se tornaram um sucesso devido a ela.
Vamos às dicas práticas para te ajudar a criar uma identidade visual tão boa quanto.
Defina uma paleta de cores
As cores estão presentes em absolutamente tudo, desde a roupa que usamos até mesmo a cor na parede da nossa casa ou escritório.
E cada cor representa um sentimento e possui um objetivo, definir quais cores você deseja para o seu negócio é fundamental para a construção de uma boa identidade visual.
Estude sobre a psicologia das cores e veja qual a melhor para o seu negócio de acordo com a sua personalidade e o sentimento que deseja passar.
Por exemplo, uma empresa especializada em gestão de folha de pagamento pode usar a cor azul como base para sua identidade visual, pois trata-se de uma cor que demonstra positividade e sucesso, que é o intuito da marca com os seus clientes.
Para te ajudar a definir uma paleta de cores, separamos alguns sites gratuitos na internet para te ajudar:
- Coolors;
- Palettable;
- Adobe Color;
- Colourcode;
- Color Hunt;
- ColorFavs;
- Material Design Colors.
Saiba qual o objetivo da sua marca
A identidade visual é uma estratégia que vem apenas para reforçar a ideia e o objetivo de uma marca, isso significa que ela não irá fazer absolutamente nada se você não souber qual o objetivo da sua empresa na hora de construir uma identidade visual.
Um usuário na internet que pesquisa por preço de mão de obra piscina alvenaria sabe exatamente qual resposta deseja encontrar, e da mesma maneira a sua empresa precisa saber qual tipo de público deseja alcançar.
Com isso bem definido, você verá que a identidade visual será algo que o ajudará a chegar aonde deseja e atrair os resultados que almeja.
Estude
O conhecimento é uma das ferramentas mais importantes para construir qualquer coisa, por isso, não deixe de ir atrás de informações e estratégias voltadas para a construção de uma boa identidade visual.
Vivemos em uma geração onde a informação e o conhecimento estão ao nosso dispor por meio de poucos cliques, use isso ao seus favor e a favor do seu negócio.
Leia livros, artigos, assista vídeos e aulas que o ajudarão a construir não só uma identidade visual admirável, mas também um negócio de sucesso.
Considerações finais
Esperamos que as dicas e os exemplos deste artigo possam ter te ajudado a entender um pouco mais sobre o conceito e a importância de uma boa identidade visual.
Desejamos muito sucesso ao seu negócio e esperamos ver a sua marca se tornar uma referência no mercado e no meio digital, construindo a sua presença online e mostrando profissionalismo e qualidade.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.