Planejamento para as redes sociais 

Planejamento para as redes sociais

São inúmeras as marcas que estão crescendo e construindo a sua audiência usando as redes sociais, elas proporcionam ainda mais alcance e versatilidade na hora de atrair novos clientes e gerar mais resultados.

 

Porém, produzir conteúdos e usar as redes sociais para ajudar a sua marca a crescer exige além de esforço e dedicação, planejamento e organização para que nada atrapalhe essa estratégia.

 

Por isso, hoje, vamos dar algumas dicas para te ajudar a criar um bom planejamento para a sua marca dentro das redes sociais e os benefícios que isso traz. 

Saiba o que não pode faltar no plano para as redes sociais 

Antes mesmo de lhe apresentar as dicas para te auxiliar no planejamento das redes sociais, é necessário que você saiba alguns pontos cruciais que não podem faltar na sua marca, alguns deles são: 

Persona 

O conceito de persona dentro do marketing digital se baseia na construção de um perfil ideal de cliente, ou seja, ele reúne as informações mais importantes sobre o tipo de pessoa que provavelmente pode comprar o seu produto ou serviço.

 

Para que a sua persona seja definida, você deve se fazer as seguintes perguntas:

 

  • Para o que o meu produto ou serviço serve?
  • Quais pessoas se interessaram por ele?
  • Onde eu posso encontrar essas pessoas?
  • Qual o estilo de vida delas?
  • Como chamar a atenção delas para a minha marca?

 

Com essas respostas, você consegue ter uma base de perfil de cliente que o ajudará a criar conteúdos certeiros para alcançar as pessoas certas. 

Saiba qual estratégia será usada

É necessário também que a sua estratégia seja definida antes do planejamento, afinal de contas, não há como fazer um planejamento para as redes sociais se você não souber qual estratégia será usada. 

 

Se você optar pelo Instagram Ads, deve separar todas as informações necessárias para colocar essa estratégia em prática. É com isso que você considera realizar o planejamento, dessa estratégia ou de qualquer outra. 

Escolha as principais plataformas 

Sabemos que hoje em dia existem diversas plataformas digitais e redes sociais que possibilitam a produção de conteúdo tanto para pessoas físicas quanto para empresas e marcas que desejam aumentar seus resultados. 

 

Temos o Instagram, Facebook, Linkedin, YouTube e diversas outras redes que podem te incentivar a produzir conteúdos, mas tentar produzir para todas pode colocar em risco a qualidade e frequência da sua produção. 

 

Por isso, escolha pelo menos duas ou no máximo três para investir com força total. Dessa maneira, você não se sobrecarrega e consegue produzir um conteúdo de qualidade para as redes que escolher. 

 

Passos para fazer um planejamento para as redes sociais 

Agora que você entendeu quais os pontos não podem ser deixados de lado na hora de pensar em fazer um planejamento para as redes sociais, vamos às dicas práticas para te ajudar neste processo.

Passo1- Selecione dias e horários 

Quando você seleciona um dia e horário para postar seus conteúdos, torna-se ainda maior as chances dos seus seguidores entrarem no perfil da sua marca exatamente naquele dia e horário por já saberem que encontraram um novo conteúdo.

 

Se você for lançar um artigo explicando sobre como anunciar no Google Ads em uma terça-feira às seis horas da tarde, tente publicar um outro artigo neste mesmo dia e horário. 

 

Assim, você gera uma maior audiência e expectativa do público sobre o seu conteúdo. 

Passo 2- Utilize CTA

CTA é uma sigla que representa o termo em inglês chamado Call To Action, que significa chamada para ação, ou seja, você usa frases específicas para levar o público a realizar uma determinada ação. 

 

Por exemplo, você pode ter postado um vídeo ensinando sobre como funciona o Facebook Ads e no final, dito a seguinte frase: “Para saber mais estratégias sobre o assunto, é só acessar o link na descrição deste vídeo”, isso nada mais é do que uma CTA.

 

Elas são muito usadas para levar os usuários a conhecerem outros conteúdos da sua marca ou até mesmo os levam ao próprio site de compra e venda, o que aumenta ainda mais as chances deles compararem o seu produto ou serviço.

Passo 3- Agende suas publicações 

Sabemos que a rotina de um profissional de redes sociais ou até mesmo do fundador de uma empresa que no início precisa cuidar de tudo sozinho, é bem corrida. 

 

Por isso, algumas plataformas oferecem a opção de agendamento de postarem, o que facilita e muito todo o processo.

 

Redes como o Instagram, YouTube e Facebook permitem que você escolha um determinado dia e horário para fazer a sua publicação e ele fará isso por você sem que seja necessária a sua presença ou interferência. 

 

Com isso, você consegue poupar um grande tempo que pode ser usado para resolver e cuidar de outras questões, deixando a própria plataforma fazer este trabalho por você.

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