É cada vez mais evidente que o distanciamento social fez com que os serviços de delivery se tornassem cada vez mais necessários para o nosso cotidiano, e com isso diversos aplicativos, que já eram um sucesso, aumentaram seu faturamento. É o caso de aplicativos populares como Ifood, Zé Delivery, Uber Eats, Rappi e outros serviços que vem surgindo nessa área cada vez mais requisitada.
A exemplo de 2020, este ano o empreendedorismo digital deve ditar as regras do mercado e se expandir ainda mais, e com isso o UX vai ser fundamental para essas empresas alcançarem o sucesso, como por exemplo de aplicativo de delivery.
UX, o que é?
Talvez você esteja se perguntando: “o que é UX?” O UX é uma sigla da palavra inglesa “User Experience”, com o significado de algo como a “experiência do usuário”. O UX tem como objetivo fazer uma pesquisa sobre o mercado no qual a empresa contratante faz parte, estudando também os anseios dos clientes para que aconteça o aprimoramento por parte da empresa, inclusive buscando feedbacks para saber se o empreendedor está no caminho certo.
O UX é importante para direcionar e traçar um projeto interessante para a empresa, como por exemplo elaborar uma interface digital que promova praticidade na utilização da ferramenta, pois é essencial que uma plataforma digital seja de fácil manuseio ou entendimento, não fazendo com que o usuário perca o interesse e desista da compra.
É importante para o cliente que experiência com a estrutura de um aplicativo de delivery, por exemplo, seja uma atividade de fácil execução, tornando-se espontânea e intuitiva. Não são poucos os serviços que oferecem o delivery, portanto é importante que o aplicativo seja cuidadosamente preparado e aperfeiçoado para causar engajamento e fazer com que o usuário se identifique com a composição do projeto. De acordo com uma pesquisa realizada no Reino Unido, um a cada cinco aplicativos de delivery instalados no celular são deixados de lado.
Como ter êxito em aplicativo de delivery utilizando o UX?
Depois de criado o aplicativo tem que de ser testado em um celular, a tela de um computador não é o equipamento mais confiável, uma vez que o usuário em quase 100% dos casos vai fazer o pedido por meio de um aparelho celular, além disso é necessário testá-lo em todos os sistemas operacionais para otimizar a experiência.
A função principal do aplicativo de delivery deve ser de fácil acesso, proporcionando que a execução seja simples e que as opções estejam em lugares visíveis na interface. Não deve ser nada muito complexo e cheio de recomendações, quanto menos instruções e mais fácil de ser compreendido de forma intuitiva melhor.
O usuário do aplicativo de delivery deve encontrar com facilidade o produto procurado, sem que seja dificultosa as etapas subsequentes. Outro ponto significativo é considerável que levam a plataforma a ter mais adesão é uma ferramenta que permita que o aplicativo fique logado, sem a necessidade de preencher o campo de caracteres com senhas que podem facilmente serem esquecidas, devido a quantidade considerável de dispositivos instalados. A ferramenta de busca oferece praticidade e aumenta a admissão do aplicativo.
A interface do aplicativo de delivery deve ser agradável e testes de comportamento digital devem ser aplicados para ter certa noção de que tipo de padrão o usuário busca, melhorando a degustação do serviço. Sempre que resolver adicionar alguma novidade no aplicativo, vale o questionamento, pois a possibilidade de acontecer falhas é gigantesca, por isso os preceitos do Ux podem ser aplicados de forma gradual e antes do lançamento, dispor-se de testes é primordial.
Widgets e notificações são noções relevantes para o aplicativo de delivery, pois assim por meio de informações pontuais em situações chave, quando direcionado a determinados usuários pode ter um resultado eficiente
Necessidade específicas para a interface do delivery
A interface de um aplicativo de delivery deve contar com estabelecimentos que oferecem um cardápio de fácil entendimento, valorizando e provocando o desejo de satisfazer a vontade do consumidor por meio de fotos que enfatizem a qualidade do produto. As opções de pagamento online devem ser bastante visíveis e fáceis de acessar e o status do pedido deve ficar disponível para ser consultado com facilidade a qualquer momento.
São muitos os fatores que influenciam no sucesso do comércio digital e embora os serviços de aplicativo de delivery estejam em alta, não é bom dispersar, até porque a tendência é que novos aplicativos com essa função apareçam interessados em desfrutar do bom momento que a modalidade vive. E quem decidir entrar nesse mercado, provavelmente vem para concorrer utilizando todas as ferramentas disponíveis para alavancar as vendas e angariar clientes e usuários.