Como fazer networking de forma eficiente?

O networking é uma ferramenta de construção de redes de contato, sejam elas profissionais ou pessoais. Assim sendo, esta ferramenta é de extrema importância para a criação de leads fieis. 

 

A construção de networking é feita de maneira orgânica, e por isso é um trabalho que será perene na vida daquele que deseja construir uma rede sólida com os clientes.

 

Então, se você ainda tem dúvidas de como construir o networking de sua empresa, aqui traremos algumas dicas, como:

 

  • Qual é a melhor maneira de se apresentar?
  • Como manifestar o interesse?
  • Como não afastar o futuro cliente?
  • Como cultivar os relacionamentos por meio das redes sociais?
  • Networking: pontual ou constante?
  • Invista em sua educação enquanto profissional.

Apresente-se de maneira rápida

Entendendo que o seu objetivo enquanto empresa é atender a maior quantidade de clientes possíveis, ao se apresentar, procure fazê-la de maneira rápida e concisa.

 

Nesse sentido, você pode dizer o seu nome, e, sorrindo, falar qual é a área da empresa a qual você trabalha, por fim, resumir a sua função. 

 

Por exemplo: “Meu nome é Joana e eu trabalho com Inbound Marketing em uma empresa especializada em construção civil. Lá desenvolvo estratégias para aumentar o número de vendas de nossos clientes”.

 

Logo, é importante treinar essa apresentação para que cada vez mais você se sinta confortável em falar com diversas pessoas e em menor tempo.

 

Demonstre interesse

Sabe-se que demonstrar interesse é a principal ferramenta para que o networking funcione, isso falando em qualquer aspecto da vida, não só o profissional. 

 

Por isso, tenha noção de que é necessário conversar com o futuro cliente não só sobre o seu produto e sua vontade de vendê-lo, mas também sobre aspectos mais profundos de suas personalidades.

 

Não se venda o tempo todo

Como dito anteriormente, não converse com seu cliente somente sobre o seu produto. Se você, por exemplo, está oferecendo o serviço de contador para empresa, procure não só falar sobre o dia a dia de seu trabalho e suas formas de desenvolver a parte contábil.

 

Fale também sobre suas experiências profissionais, pergunte sobre futuros projetos de seus clientes, diga os cursos que você fez ou tem vontade de fazer, ou até mesmo recomende livros que são do assunto de interesse de ambas as partes.

 

Lembre-se: o networking é uma troca, então, não hesite em conhecer seu cliente, isso pode gerar bons frutos.

 

Cultive relacionamentos

As redes sociais e o e-mail, hoje em dia, são ótimas estratégias para manter a proximidade com o cliente, afinal é por meio delas que ele pode conhecer não só o seu produto, mas também a sua empresa como um todo, por isso, utilize-as sem titubear.

 

Você deve estar se perguntando como é possível construir um bom relacionamento por meio das redes sociais, mas nós te diremos de que maneira fazer isso!

 

Envie ao seus clientes materiais que sejam interessantes para eles, por exemplo, se você é uma empresa de trabalho temporário, pode enviar materiais que tenham conteúdos sobre esse segmento, como: 

 

  • Quais são os requisitos para conseguir um trabalhador temporário;
  • Como manter a qualidade de trabalho;
  • Como ensinar o trabalho a ser desenvolvido temporariamente;
  • Dentre outras dicas. 

 

Estas podem vir por meio de vídeos, ebooks, livros, artigos e até cursos, saiba selecionar. 

Além disso, é necessário a constância no contato com os clientes, é por meio dela quem fará seu trabalho ser visto, valorizado e tornará os seus clientes leais ao seu produto.

 

Networking é um trabalho a ser feito todos os dias

Lembre-se que o networking é uma estratégia que não apresenta resultados instantâneos, ou seja, é necessário trabalho constante e paciência para adquirir o que se deseja. 

 

Pensando nisso, procure investir seu tempo em construir uma relação saudável com seus clientes, esta poderá ajudá-lo, pois eles podem indicá-lo para outros possíveis clientes.

 

Faça cursos e participe de palestras 

Estar em meio àqueles que têm os mesmos interesses pode ser de grande valia, pois é por meio de novos contatos que outras redes profissionais são criadas.

 

Então, invista em cursos, palestras, seminários, congressos, etc., para que você faça amizade com pessoas de interesses afins e possa ajudar e ser ajudado. 

 

Atualmente, existem diversas formas de obter acesso a tais conteúdos, seja de maneira presencial ou online, então, invista em você e em sua empresa por meio da educação.

 

Agora, sabendo da importância dessa ferramenta, é o momento de colocar em prática todas as dicas que nós demos, principalmente para que você construa um networking forte e estável com sua rede de contatos. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.