Como escolher um bom negócio para empreender?

bom negócio para empreender

Abrir o próprio negócio é o sonho de muita gente. Entretanto, a maioria das pessoas que possuem o desejo de empreender encontram um grande obstáculo nessa empreitada:  elas não sabem em que negócio podem atuar.

 

De fato, não é simples descobrir qual seria o empreendimento ideal para se investir. Há diversos fatores que podem afetar o sucesso ou o fracasso de um investimento, mas há algumas dicas que podem ser seguidas na hora de abrir o negócio próprio para otimizar as chances de alcançar um resultado satisfatório em pouco tempo.

 

Considere suas habilidades

Quando se começa um negócio, é preciso considerar suas habilidades e modo de trabalhar. Se você não é bom em consertar carros, obviamente não poderá abrir uma oficina mecânica. Por isso, o primeiro passo é identificar suas principais capacidades e habilidades. Serão elas que guiarão você até o seu negócio ideal.

 

Leve ainda em consideração sua forma de trabalhar. Se você acredita que trabalha melhor sozinho do que em grupo, talvez o trabalho em casa seja uma boa opção, busque investir em um negócio no qual possa realizar tarefas por conta própria, com pouco contato com outras pessoas. O mesmo vale caso você goste de trabalhar em equipe.

 

A ideia é se sentir bem para realizar seu trabalho da melhor forma possível.

 

Identifique um público e sua necessidade

Analise o local em que pretende abrir seu negócio e pense: Qual o público desse local? Quais são suas necessidades? Verificar esses aspectos é importante para se certificar de que seu empreendimento trará resultados positivos.

 

Considere, por exemplo, o Brasil. Vivemos em um país tropical, no qual o clima é quente o ano todo na maioria das regiões. Pessoas em clima quente sempre procuram algo para aliviar a sede e o calor, por isso abrir uma sorveteria pode ser uma boa ideia.

 

Sorveterias costumam possuir público o ano todo no país e atingem pessoas de todas as idades, classes sociais e gênero, e mesmo em épocas frias podem servir doces que podem ser consumidos em qualquer estação.

 

Elabore objetivos

Quais metas você pretende atingir com o seu empreendimento? Isso é importante para definir o tamanho do negócio e como ele pode crescer. Se você pretende começar um negócio menor, sem grandes ambições, pode se focar em apenas uma localização e um público de nicho.

 

Entretanto, se sua ideia é crescer a ponto de abrir filiais da sua empresa, é preciso se planejar melhor, elaborar planos de ação e objetivos que deverão ser alcançados a um longo prazo. Nesse caso, o ideal é procurar abrir um negócio que possa atingir um público mais amplo e não apenas um grupo no mercado.

 

Saiba vender seu produto ou serviço

A venda é parte importante de qualquer empreendimento, mas é impossível vender bem algo que não se conhece com profundidade ou com o qual não se tenha algum tipo de afinidade. Por isso, escolha um negócio no qual tenha um bom conhecimento e no qual se sinta bem atuando, para assim conseguir vendê-lo com mais facilidade.

 

Siga essas dicas e avalie bem cada um dos itens. Dessa forma, seu empreendimento próprio logo saíra do papel e ele estará pronto para conquistar o seu público-alvo.

Leia mais dicas em nosso Blog

índice