Como desenvolver um site corporativo?

Por um lado, sabemos que a internet é fundamental para qualquer empresa que queira se destacar no mercado. Por outro, poucos negócios investem realmente em um site corporativo e nas demais frentes que ele pode abrir.

De fato, quem comprova isso é uma pesquisa recente que demonstrou que apenas 38% das empresas sabem utilizar a internet e os websites para se posicionar. Os dados são da própria Abranet (Associação Brasileira de Internet).

Agora imagine se você tem um negócio de venda de grupo geradores, e simplesmente consegue fazer um site completo, com bons conteúdos, otimização e posicionamento nos grandes buscadores.

Seus resultados simplesmente vão mudar e muito, já que hoje a internet se tornou a maior vitrine do mundo, tornando ainda mais forte aquela velha verdade segundo a qual “quem não é visto, não é lembrado”.

Por isso decidimos escrever este artigo, explicando como desenvolver um site corporativo, por que fazê-lo e como, enfim, ser visto e lembrado pelos seus clientes.

 

Uma máquina de oportunidades

Há várias razões para marcar presença na internet, algumas delas mais genéricas, como fortalecer sua marca no médio e longo prazo. Ainda assim, também é possível conseguir resultados no curto prazo, aumentando as vendas e a geração de leads.

Nesse sentido, além de se destacar da concorrência, ao se fazer presente no meio digital, você transformará seu marketing e suas vendas em uma máquina de oportunidades.

Se o cliente procura por algo como “piso drenante preço”, ele simplesmente vai encontrá-lo mais facilmente, inclusive pela geolocalização, que facilita a ida dele até o seu estabelecimento.

No site ele também pode fazer cotações, deixar o e-mail para receber newsletters e até interagir com seu conteúdo, dando material farto para você e seu time entenderem melhor seu público-alvo.

 

Domínio e serviço de hospedagem

Hoje em dia falar nesse assunto é algo simples, pois é possível comprar um domínio e fechar serviços de hospedagem por valores baixos, com cobrança anual.

De fato, isso é mais ou menos como o Cartão CNPJ da sua empresa, que dá a base para você fazer tudo o mais em termos comerciais. 

Os programas de criação de site também são online e intuitivos, permitindo colocar páginas no ar com funções de tipo “arrasta e solta”, como quem monta um quebra-cabeça.

 

Afinal, qual o objetivo do seu site?

Definir os objetivos do seu site corporativo é fundamental, pois alguns funcionam apenas como cartão de visitas, outros podem ser lojas virtuais ou mesmo plataformas completas, que vão de e-commerce até chat de interação com os visitantes.

Faça um Plano de Marketing que defina bem sua estratégia e os resultados almejados. Se você quer vender mais na área de bomba industrial, atrele a opção de loja virtual com formas de pagamento e de despacho.

Se você quer gerar leads para seu time de vendas conseguir performar melhor na rua, crie um blog com os melhores conteúdos do seu segmento, tornando-se uma autoridade no assunto.

 

O poder do marketing de conteúdo

Já falamos da importância de criar conteúdos caso você queira gerar leads e oportunidades, mas na verdade hoje isso é indicado para qualquer marca.

Tanto que as maiores empresas do mundo já começaram a recorrer a isso que se chama marketing de conteúdo, ou inbound marketing.

A ideia é que você não vai apenas ficar falando em venda, preços, prazos e promoções o tempo todo, mas vai criar materiais ricos, originais e que agregam valor, tais como:

  • Post blogs;
  • E-books e slides;
  • Áudios e Podcasts;
  • Planilhas e infográficos;
  • Vídeos explicativos.

Enfim, quanto maior for a variedade em termos de multimídia, mais o seu site corporativo vai estar alinhado com as novas gerações, trazendo resultados incríveis.

 

Por dentro do SEO (Otimização)

Também citamos o SEO (Search Engine Optimization), então é preciso lembrar que ele precisa estar sempre nas suas estratégias. A Otimização de Páginas para Motores de Busca garante a excelência do seu site, em termos de conteúdo e usabilidade.

Tanto que um elemento fundamental hoje é da responsividade, que diz respeito à adequação do seu site corporativo aos dispositivos mobile, como os celulares.

Outro exemplo de SEO é do voice search, que são as pesquisas feitas nos buscadores pelo mecanismo de voz. Quando elas se popularizarem ainda mais, garanta que seu site esteja preparado.

 

Considerações finais

Enfim, desenvolver um site corporativo é um dos melhores investimentos de marketing e publicidade que uma marca pode fazer nos dias de hoje.

Além de aumentar as vendas e resultados gerais no curto prazo, você vai conseguir fortalecer sua marca e pensar no médio e longo prazo. Poucas estratégias permitem algo tão abrangente.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.