Para que serve um Mockup?

mockup-laptop

Se você deseja saber para que serve um Mockup, então saiba que veio ao lugar certo! Os tais mockups são de grande ajuda para designers, cujo principal objetivo é transmitir a ideia de um projeto com clareza e fidelidade.

Ficou interessado para saber mais sobre esse assunto? Então não deixe de ler esse conteúdo para saber o que é, para que serve e quais são os benefícios de um mockup!

 

Qual a utilidade de um mockup?

A frase “uma imagem vale mais que mil palavras” se aplica perfeitamente para descrever o conceito de um mockup. Afinal, o que seria mais válido, explicar para alguém sobre o seu produto usando apenas palavras ou mostrá-lo com imagens?

Bem, de forma resumida, esse é o principal objetivo do mockup. Entre os designers gráficos, são velhos amigos, úteis para transmitir uma ideia com base em objetos gráficos.

Em outras palavras, um mockup é nada menos que uma representação de algum produto em escala ou tamanho real. Serve para apresentar uma ideia de um jeito bem mais amplo e elaborado, bem fiel ao resultado final do produto.

O melhor de tudo, é que o custo também é menor! Por exemplo, imagine que você acabou de criar sua empresa e necessita de um aparato visual para iniciá-la, incluindo o logo, identidade visual e até mesmo a arquitetura dela, em números isso tudo ficará mais acessível agora.

 

Como é feito?

Todos esses pontos, é claro, devem estar alinhados com a identidade visual que deseja para a empresa. É onde entra o mockup, que serve para exibir o resultado final de um projeto, mesmo antes dele estar pronto.

Nesse processo, uma série de atributos são simulados, tais como:

  • Tamanho;
  • Forma;
  • Perspectiva;
  • Textura;
  • Cor;
  • Entre outros.

Dessa forma, é possível que você possa avaliar esse projeto de um jeito bem mais simples e prático. Isso porque, a função do mockup é aproximar o cliente com o resultado final do projeto, o que torna mais fácil a tomada de decisão e inclusive, a aprovação.

Isso significa que ao simular uma experiência, torna-se bem mais simples de ter uma visão da ideia que deseja transmitir. Mas é válido ressaltar que, na maioria das vezes, um protótipo não é 100% igual ao produto final.

Porém, o resultado é bem próximo e já adianta como seria o projeto antes de estar concluído. Para que esse objetivo possa atingir a maior eficácia, é preciso que o mockup seja o mais fiel possível, para assim convencer o público e ser bem mais do que apenas uma representação.

 

Quais são os benefícios do mockup?

Usar mockups é benéfico para a divulgação, já que ele tende a causar um impacto visual mais forte. Também fornece uma apresentação mais palpável para o cliente, trazendo a ideia para uma dimensão realista e mais próxima do esperado.

Fora isso, garantir ao cliente a oportunidade de visualizar suas ideias antes mesmo do começo do desenvolvimento do projeto, aumenta a capacidade de produção. Afinal, quando uma ideia pré-definida se torna uma imagem, é possível ter mais opções para chegar ao resultado desejado.

Assim como também, reduz em níveis significativos a chance de cometer qualquer erro que possa prejudicar o projeto. E, como consequência, também reduz os custos e torna-se uma opção mais econômica e eficiente, com mais chances de obter aprovação.

Fazer uma simulação gráfica e representar um certo conteúdo através de um mockup não é tão difícil. Nos dias de hoje, a maioria dos modelos comuns e eficientes são configurados direto no Photoshop.

Elaborar foto-realísticas e unir recursos de objetos inteligentes, é crucial para obter um bom projeto. Porém, não são todas as pessoas que estão familiarizados com a criação de um mockup.

Para isso, é possível contar com os serviços de sites especializados no assunto. Como a Maker Mockup, por exemplo, uma loja especialista no segmento, há mais de 10 anos no mercado e com vários templates para atender todas as suas necessidades.

Conclusão

Viu para que serve o mockup? É muito útil para tirar uma ideia do papel e colocar em prática, de modo que se torne palpável o suficiente para que as pessoas tenham uma visão melhor sobre o projeto, não é à toa que é muito utilizado.

Por fim, o que achou deste conteúdo? Gostou do assunto? Não esqueça de compartilhar com os seus amigos também!

índice