Fidelização de clientes: dicas para ter sucesso

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Conquistar a fidelização dos clientes é um dos principais objetivos da maioria dos empreendedores. No entanto, essa tarefa não é fácil, especialmente por causa da alta concorrência no mercado.

Pensando nisso, desenvolvemos uma lista com várias ideias para que você aprenda como fidelizar os clientes. Aqui, mencionamos estratégias que já foram testadas e aprovadas por muitas empresas.

Ofereça brindes para os clientes

Investir em brindes personalizados é uma ótima estratégia para atrair e fidelizar os consumidores. Afinal, quem não gosta de receber presentes, não é mesmo? Esse tipo de ação traz diversos benefícios para a sua companhia.

  • Gera lembranças da marca;
  • Fortalece o relacionamento com os clientes;
  • Garante um diferencial competitivo no mercado;
  • Investimento com ótimo custo-benefício.

O mais interessante é que o mercado contém ótimas alternativas para oferecer aos consumidores. Dentre as mais comuns, encontram-se: mochila personalizada, pen drive personalizado, abajur, óculos, acessórios para carro, acessórios para cabelos, entre outros.

Crie programas de fidelidade

Se você tem dificuldades para manter os consumidores por um longo período em sua companhia, vale a pena apostar em programas e clubes de fidelidade. Eles são ótimas alternativas para oferecer benefícios e descontos incríveis aos clientes.

No entanto, um programa de fidelidade não pode ser desenvolvido de qualquer forma. Ele precisa ter um regulamento que seja de fácil compreensão, oferecer recompensas e benefícios que o consumidor já demonstrou interesse em algum momento e cumprir com todas as normas.

Se você é dono de um restaurante, por exemplo, pode oferecer um desconto para o cliente que finalizar, pelo menos, cinco pedidos no estabelecimento. Sem dúvidas, a chance dele voltar ao seu empreendimento será maior.

Recompensas virtuais

Para os empreendedores que comercializam produtos por meio da internet, a estratégia de recompensas é uma ótima alternativa.

Aqui, você pode oferecer um desconto progressivo, voucher de desconto, frete sem taxas para compras acima de uma determinada quantia ou frete sem custos a partir do segundo pedido.

Uma dica interessante é ajustar os descontos em sua página e testar se eles estão funcionando. Se eles não funcionarem, provavelmente, o consumidor terá uma experiência negativa com a loja e pode não concluir o pedido.

Priorize atendimento de qualidade

Um dos maiores erros entre grande parte dos empreendedores é não oferecer um atendimento de qualidade para o cliente. Esse tipo de cenário afasta os consumidores, prejudicando a imagem da sua marca no mercado.

Um atendimento de qualidade é aquele que o cliente sente que é especial desde o primeiro contato com a empresa. A orientação vale para aquelas companhias que trabalham de forma presencial ou online, seja por e-mail ou por telefone.

De acordo com uma pesquisa da Opinion Box, 93% dos clientes classificam a experiência do consumidor como uma característica importante ou muito importante. Por isso, ofereça um contato mais humano e personalizado. Dessa forma, será mais fácil fidelizar o cliente.

Para as empresas que têm mais de dois colaboradores, invista em treinamentos. Com isso, todos os funcionários mantêm uma mesma comunicação, evitando ruídos durante os atendimentos.

Na hora de escolher uma empresa fornecedora de brindes, opte por companhias que sejam referência no mercado, que entregam produtos dentro do prazo e que tenham um suporte ágil e de qualidade para os consumidores.

Não adianta nada oferecer os melhores brindes de fidelização de clientes se as estratégias não são monitoradas. Portanto, avalie cada implementação. Assim, descobrirá aquelas que surtiram efeitos positivos e quais são aquelas que precisam ser otimizadas para surpreender o consumidor.

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