Conheça características do marketing e de suas ferramentas, que podem ajudar na negociação de imóveis de maneira mais otimizada e com foco no seu público-alvo
A integração dos setores de uma empresa é imprescindível para o bom desempenho dela. No caso de organizações que trabalham com bens de alto custo, como é o caso de imóveis, é sempre importante que se saiba trabalhar boas estratégias de marketing.
Porém, o setor imobiliário envolve uma certa complexidade. Além de conhecer bem as necessidades dos consumidores, deve-se também se preocupar com os concorrentes, fornecedores e fatores ligados ao governo e à economia – que muitas vezes influenciam no processo de financiamento ou, mesmo, nas possibilidades de se receber incentivos como o FGTS no momento de uma negociação.
Nesse contexto, os gestores de marketing no setor imobiliário são “bombardeados” por informações e por situações que podem fazê-los perder o foco e se desviarem constantemente dos objetivos traçados por suas instituições.
Com base nessa realidade, separamos algumas informações bastante úteis para quem deseja aprender um pouco mais sobre Marketing Imobiliário e deseja crescer junto com este setor, que hoje se apresenta como um precursor em nossa economia brasileira e é uma grande aposta para o desenvolvimento financeiro do país, especialmente no campo da construção civil.
Como o marketing pode ajudar minha imobiliária?
O composto de marketing, marketing mix ou ainda composto mercadológico é uma ferramenta que engloba os principais fatores determinantes da decisão de compra dos consumidores, sendo, por isso, indispensável na atividade de marketing de qualquer empresa do ramo imobiliário.
Tal mecanismo permite as organizações planejarem, implementarem e controlarem estratégias para melhor atenderem aos seus clientes e, com isso, atingirem seus objetivos. Assim, empresas que melhor gerenciam essa ferramentaobtêm melhores condições de atender a demanda e de se destacar frente a seus concorrentes.
Que tipo de ações posso desenvolver para minha imobiliária crescer?
Suponha que você tem em sua carteira de imóveis um apartamento no Rio de Janeiro que precisa muito ser vendido. Você precisa usar de técnicas para ser encontrado (marketing receptivo) e também para encontrar (marketing ativo) algum cliente que possa realizar esta compra. Assim sendo, algumas ações que você deverá desenvolver para chegar no êxito dessa venda são:
- Propaganda: divulgar uma mensagem de um produto ou da empresa a um grupo de pessoas.
- Promoção de vendas: divulgar publicidades que interfiram nas atitudes do consumidor.
- Relações públicas: forma pela qual a organização se comunica com os clientes e com o mercado em geral.
- Força de venda: meio de contato com os clientes conquistados e de conquistas novos clientes.
- Marketing direto: propaganda especializada para atingir determinada parcela de mercado. Hoje, especialmente, é indispensável que você esteja na internet, apresentando em seu site, portais de anúncios e redes sociais os imóveis que existem em sua carteira.
Como posso planejar uma ação de marketing imobiliário?
Uma das funções do marketing é garantir o alinhamento entre as capacidades de sua empresa no setor imobiliário e o ambiente competitivo no qual a organização opera. Como uma empresa que atua no ramo imobiliário não é uma ONG e tem fins lucrativos, isso significa assegurar que seus recursos e a capacidade sejam condizentes com as exigências de mercado.
Para isso, torna-se indispensável avaliar tanto os recursos que ela possui (seus pontos fraco e forte) quanto o ambiente no qual se ela se insere (oportunidades e ameaças). Portanto, um bom planejamento de marketing vislumbra o que se pode atingir, mas também tenta prevenir problemas que possam surgir, antecipando-se a eles.
Assim, de uma maneira geral, o plano de marketing no mercado imobiliário deve ter como objetivo manifestar, claramente, as opções escolhidas pela empresa na elaboração de sua estratégia de marketing, assegurando seu desenvolvimento a médio e longo prazo.
Existe um formato para plano de marketing que eu possa seguir?
Não existe um modelo único para o planejamento de marketing. Se você vende imóveis no Rio de Janeiro, não adianta seguir um plano de marketing de uma imobiliária que atua na Zona Franca de Manaus! Contudo, é importante que este plano seja sintético, objetivo e, principalmente, um documento de estratégias aplicadas ao negócio.
Um plano de marketing imobiliário bem organizado deve responder a três questões básicas:
• O que minha empresa está fazendo agora?
• O que está acontecendo no ambiente imobiliário em que estou inserido?
• O que a empresa deveria estar fazendo?
Tendo tais respostas, você poderá executar um plano de marketing que trate da realidade da sua empresa. Considerar os relacionamentos existentes, o impacto do ambiente de marketing e a posição dos concorrentes é extremamente importante também.Afinal, esse plano oferecerá a você uma visão comum do futuro, além de valer-se como ferramenta de coordenação entre as diversas funções da organização, permitindo manter o foco nos objetivos propostos.
Que etapas e ações devem ser feitas em um plano estratégico de marketing imobiliário?
1. Inserir o plano de marketing no plano corporativo da empresa.
Isto seria elaborar o histórico da empresa. Verificar se existem outros planos e estudá-lo. Verificar a compatibilidade do plano com as outras áreas da organização.
2. Análise do mercado no enfoque de rede da empresa.
Seria basicamente entender a rede da empresa com detalhes. Levantar todos os dados possíveis do mercado em que a empresa opera. Levantar ameaças e oportunidades. Entender as barreiras existentes e verificar ações para sua redução. Analisar o comportamento do consumidor final e distribuidores como também seus processos de decisão de compra. Descrição dos principais concorrentes.
3. Análise da situação interna de marketing.
Seria levantar os pontos fracos e fortes da empresa e de seus concorrentes.
4. Objetivos de marketing.
Definir e quantificar detalhadamente os principais objetivos da sua imobiliária.
5. Estratégias para atingir os objetivos.
Listar as principais estratégias a serem empregadas. Trabalhar a segmentação de mercado, a seleção de mercado-alvo, estratégias de diferenciação, dentre outras.
Certamente, com base nestas diretrizes, sua empresa que atua no ramo imobiliário terá muito mais condições de competitividade e atrativo ao público-alvo, conquistando espaço e crescendo junto ao setor!
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