A sua empresa possui uma marca de sucesso?
Você sabia que a Amazon tem o maior valor de marca do mundo?
Seu valor foi estimado em cerca de US$ 150 bilhões. Na sequência estão: Apple em US$146 bilhões e Google em US$120 bilhões.
O que essas marcas têm em comum?
Os consumidores amam elas e são incrivelmente leais, por causa das identidades de marca únicas que eles criaram.
Uma boa identidade visual, pode ajudá-lo a ganhar a confiança, a atenção e a lealdade de seus clientes.
Seus logotipos são pensados estrategicamente, para transmitir os valores das marcas.
Hoje, os consumidores experimentam marcas de muitas maneiras diferentes. Se você realmente quer construir uma marca de sucesso, você precisa ter certeza de que seu público-alvo reconhece você.
Só se puder tornar as suas experiências memoráveis…
Neste post, vamos dar uma olhada em alguns dos elementos mais importantes na construção de marcas.
Também vamos compartilhar algumas dicas simples que você pode usar para construir uma identidade de marca de sucesso.
Considere os atributos da sua marca
Os consumidores se identificam fortemente com uma marca, se os atributos da marca são relacionáveis. Eles precisam se conectar com os consumidores a um nível pessoal e emocional.
A qualidade de seus produtos, a natureza do suporte que você fornece, sua cultura organizacional, e seus valores irão moldar a identidade de sua marca.
Então certifique — se de que você é capaz de alavancá-los para se conectar com o seu público de forma significativa-deixando uma impressão duradoura.
Com alguma pesquisa, você pode identificar o que seus clientes sentem fortemente sobre. Desta forma, você pode garantir que seus valores refletem claramente em sua visão e declarações de missão.
Certifique-se de que seus valores são claramente articulados em cada interação que você tem com o seu público-alvo.
Isso inclui o conteúdo em seu site, redes sociais, e-mails, comunicados de imprensa, anúncios, e até mesmo o que você se comunica em eventos corporativos.
Isso irá ajudá-lo a construir uma identidade que incita a confiança entre o seu público, e faz sua marca se destacar. Através do marketing boca-a-boca, muitas mais pessoas vão começar a se identificar com a sua marca.
Criando o Logotipo
Uma vez que você tenha identificado os valores e atributos de sua marca, você precisa criar um logo. Pense no seu logotipo como algo que personifica a sua marca.
Desenhe um logotipo que reflita os valores e atributos da sua marca. Um logotipo tem o poder de ser gravado na mente de uma pessoa.
Então, torná-lo único e memorável com cor e fonte. Embora muitas pessoas queiram fazer por conta, com o auxílio de um designer, seu logo ficará mais profissional.
Existem vários tipos de logotipos que você pode escolher. O que você escolher, certifique-se de que ele tem um apelo emocional que se conecta com o seu público.
Grandes marcas fizeram isso com sucesso. Por exemplo, o logotipo da Apple, que possui um design limpo e que esta presente em seus produtos.
Projetar um site com uma grande experiência de usuário
Um site que tem um design único pode ajudá-lo a criar uma identidade de marca de sucesso. Seu site é onde você vai mostrar seus produtos ou serviços, para ganhar a confiança de seus clientes.
Um site com um design limpo fará com que as pessoas queiram visitar o seu site com mais frequência.
Coloque seu logotipo estrategicamente em seu site para construir sua identidade de marca.
As pessoas não costumam se manter focadas, por isso uma grande experiência de usuário (UX), pode fazer o seu site se destacar.
Fácil navegação, checkout, e velocidade de carregamento rápido fornecer uma grande experiência do Usuário. A empresa de roupas ASOS oferece uma grande experiência de usuário em seu site.
Criar Um Conteúdo Valioso
Um dos fatores mais cruciais na construção de uma identidade de marca de sucesso é o conteúdo que você usa para promover a sua marca.
O marketing de conteúdo pode ajudá-lo a aumentar a visibilidade da sua marca. Então crie conteúdo único e envolvente para aumentar o tráfego do seu site.
Quanto mais informativo e útil o seu conteúdo, maiores serão as chances de aumentar suas vendas.
É por isso que você precisa planejar uma estratégia de marketing de conteúdo que irá fornecer-lhe resultados mensuráveis.
Você pode criar posts de blogs, vídeos, infográficos, ou posts de mídia social para envolver o seu público.
Seja consistente quando você está postando e certifique-se de que seu conteúdo sempre fornece valor.
Defina uma estratégia de SEO
Não basta apenas criar um site com um layout bonito, é preciso de mais, caso queira atrair mais clientes.
Se as pessoas não conseguem encontrá-lo, você nunca conseguirá construir uma base de clientes.
Search Engine Optimization (SEO) é o que pode garantir que o seu site apareça, quando as pessoas procuram algo relacionado com o seu negócio.
A otimização do seu site para motores de busca (especialmente o Google) ajudará a construir a sua identidade de marca e a aumentar ainda mais o seu ROI.
Desenvolver uma estratégia robusta SEO com base na análise adequada de seus concorrentes, palavras-chave que podem conduzir o tráfego, e outros fatores.
Esteja presente nas mídias sociais
A gestão de mídias sociais desempenham um papel importante na configuração da forma como os consumidores percebem as marcas hoje em dia. Isto é evidente na América do Norte, onde a penetração das redes sociais é de 66% em comparação com a média global de 37%.
60% dos clientes checam os comentários de produtos nas redes sociais antes de fazer compras na loja. É por isso que a opinião pública, é tão importante na construção da identidade da marca.
Para as marcas, as apostas são altas nas redes sociais. Então trabalhe em uma sólida estratégia de mídia social para sua marca.
Postar o conteúdo de forma consistente e certificar-se de que seus posts são atraentes e envolventes. Não se esqueça de se aproximar com os seus seguidores regularmente.
Conclusão
Embora os elementos e dicas acima mencionados são cruciais na construção da identidade da marca, eles não são os únicos a seguir.
Desenvolver um plano de marketing digital holístico que inclua marketing de conteúdo, SEO, marketing de mídia social, e até mesmo publicidade.
Quanto mais sólida for a sua estratégia, maiores serão os seus resultados.