Contratar uma agência de marketing digital ou fazê-lo internamente?

O marketing digital bem-sucedido requer elementos de conhecimento técnico, visão de negócios e aptidão visual. O desafio é que a maioria dos indivíduos tem no máximo duas das três características. Normalmente, o técnico e o criativo estão em conflito, e os negócios geralmente são uma habilidade aprendida. Isso pode apresentar algumas opções interessantes. Você deve usar vários recursos internos? Terceirizar para uma agência profissional que já tenha sua equipe montada … ou alguma combinação?

 

Opção nº 1: Transmitir para sua equipe

O lugar óbvio para começar é com quem já está trabalhando para você. É tentador, mas pense bem nisso.

As vantagens são óbvias. Afinal, eles já funcionam para você, então é o caminho de menor resistência. O funcionário atual provavelmente conhece do seu negócio (ou pelo menos sua parte nele), mas será que eles realmente têm tempo, aptidão e conhecimento para trabalhar na criação de site, mantê-lo como conteúdos relevantes frequentes e ainda otimizar no Google? Isso muitas vezes se torna um esforço de meio período porque esse não é o seu “trabalho real”.

Seu funcionário pode ver essa nova atribuição como uma oportunidade e um voto de confiança e estará à altura da ocasião. Às vezes, eles verão isso apenas como um acréscimo de suas responsabilidades existentes, com pouco incentivo para fazer algo mais do que um esforço razoável.

E o que acontece com suas funções atuais? Como eles aprendem? Você os compensa de forma diferente? Você pode distribuir a carga de trabalho entre os outros funcionários ou terá de compensar sozinho?

Isso é tudo logística e pode ser resolvido movendo algumas peças pelo tabuleiro de xadrez. O maior problema é o conhecimento. Só porque você colocou alguém no comando do marketing digital da sua empresa não o torna um profissional de marketing na Internet. Blogs, webinars, guias, instrução real em sala de aula e prática prática é como a maioria de nós adquiriu nossas habilidades. O conhecimento está disponível se você estiver disposto a absorver a curva de aprendizado e se estiver confortável com resultados pouco claros.

 

Opção nº 2:  contratar um estagiário

Potencialmente econômico, mas um estagiário está lá para praticar e aprender. Por definição, isso os torna inexperientes e, possivelmente, um risco para a imagem da sua empresa. Essa pode ser uma ótima solução de baixo custo se tudo o que você procura é alguém para manter seu site sob a orientação de alguém que conhece seu negócio.

Nem todos os estagiários são criados iguais. Antes de contratar seu sobrinho “Fernandinho” porque ele tem mais seguidores do que você no Instagram, perceba que essa pessoa de uma forma ou de outra terá influência na imagem da sua empresa. Não confunda conforto de tecnologia com visão de negócios.

Um estudante universitário que procura praticar o que está aprendendo na escola pode ser uma escolha melhor se você seguir esse caminho. Com planos de iniciar uma carreira profissional de marketing, eles podem estar mais motivados e propensos a absorver a curva de aprendizado em seu próprio tempo. Basta ter em mente que eles ainda estão aprendendo e não são profissionais.

 

Opção nº 3:  terceirizar para uma agência

Isenção de responsabilidade : eu gerencio uma agência de marketing digital, então, se eu for tendencioso a favor dessa solução, tenho certeza de que você pode apreciar isso.

As agências podem oferecer experiência, escalabilidade, economia de tempo e podem evitar erros caros. Mas nem todas as agências são criadas iguais. Alguns têm um histórico de sucesso melhor do que outros. Algumas agências podem ter experiência em seu setor ou em um setor relacionado, mas isso certamente não é um pré-requisito.

Aqui estão algumas dicas sobre o que procurar:

  • O que é SUA reputação online?
  • Eles aparecem nos próprios mecanismos de pesquisa?
  • Eles têm alguma experiência de marketing na indústria de educação ou indústrias semelhantes?

A vantagem de trabalhar com uma equipe de marketing profissional é geralmente um amplo conhecimento, recursos profundos e o panorama geral para coordenar e gerenciar o site, as pesquisas e as campanhas sociais.

 

Opção nº 4:  colaboração com uma agência ou consultor

Existe uma opção híbrida que está funcionando bem com alguns de nossos clientes agora. Em algumas ocasiões, nossos clientes designaram um de seus funcionários para trabalhar conosco sob nossa direção. Cuidamos de toda a estratégia e do material técnico, e atribuímos aos membros da equipe certas tarefas dentro de seu nível de habilidade, como blogs básicos e curadoria de conteúdo. Em essência, tratamos seu funcionário como nosso estagiário. Isso nos permitiu reduzir nossos honorários proporcionalmente à medida que fazíamos o trabalho pesado, e o funcionário deles assumia algumas das tarefas domésticas.

De acordo com uma pesquisa de Marketing Charts , 81% acreditam que a terceirização para um especialista (17%) ou a combinação de recursos internos e terceirização (64%) representam os recursos mais eficazes para a execução de táticas de SEO.

 

Tomando a decisão:

Tome sua decisão com base no resultado desejado, não no custo percebido. Procure valor, mas não compre apenas no preço, porque isso pode enganar. Faça as contas, se você puder contratar uma equipe profissional por um ano pelo mesmo valor ou menos do que pagaria a um funcionário por um ano, economize a curva de aprendizado e o desgaste do seu funcionário.