Como identificar clientes em potencial usando redes sociais

como identificar clientes em potencial usando redes sociais

Uma questão comum que encontramos em nosso trabalho como gerente de redes sociais é que muitos empreendedores percebem as redes sociais como extremamente poderosas, descoladas, e muito boas para fazer propaganda grátis, mas que no final das contas não traz grandes resultados para empresa.

Sempre que ouço uma história dessas, digo a quem fez o comentário que, se esta tem sido sua experiência com redes sociais, é porque ela não está usando as redes sociais de forma adequada.

Quando ouvem isso, muitos empreendedores assumem uma dessas duas posturas:

A primeira é de erguer as sobrancelhas, sentar, cruzar os braços com aquela expressão de: “há sim, então você está me dizendo que se as redes sociais não funcionam, a culpa agora é minha, tudo bem sabichão, porque você não tenta me explicar qual é o jeito certo”?

E a outra é a de se inclinar para a frente com aquela expressão de: “me fale mais sobre redes sociais e como posso usá-las da maneira certa.”

Agora vamos assumir que você está mais para a segunda pessoa, e realmente gostaria de saber mais sobre a tal “maneira certa”, e como pode tirar proveito disso para impulsionar os negócios da sua empresa, então aqui está o que você basicamente precisa saber.

1- Qual a vantagem de se usar redes sociais?

2- Identificando um tipo de lead proveniente das redes sociais.

3- Como você se conecta com um cliente em potencial através das redes sociais?

4- Usando redes sociais para ajudar, antes de ser ajudado.

Qual a vantagem de se usar redes sociais?

Quando falamos sobre geração de leads em redes sociais temos dois cenários possíveis.

a- Estamos nos referindo à pessoas que tem uma demanda pontual ou uma motivação emocional pelo o seu serviço/produto neste exta momento.

b- São consumidores que nem ao menos sabem que precisam do seu serviço/produto e que precisam ser ‘derivadas’, direcionadas para que se deem conta de que tem um problema e que você é justamente quem pode ajudá-las a resolver.

Você pode usar pesquisas em redes sociais para identificar quem está abordando assuntos ligados à essas demandas neste momento.

Por exemplo:

Você é um profissional de seguros, você pode facilmente buscar por pessoas em sua região de atuação, no Twitter e que estejam falando sobre comprar um novo apartamento, uma casa de alto padrão, carros de luxo, barcos. Neste grupo estão sem dúvidas grandes clientes em potencial que vão comprar seu serviço/produto num espaço de tempo que não é muito superior a um ano.

Identificando um tipo de lead proveniente das redes sociais.

Outro tipo de resultado que podemos obter usando redes sociais surge no momento em que uma pessoa pede uma recomendação nas redes sociais, e alguém aparece dizendo que sua empresa é a melhor opção do lugar.

Neste caso, não há muito mais que um empreendedor possa fazer para estabelecer um primeiro contato com este lead. Contudo, essa não é a maneira de fazermos prospecção de clientes nas redes sociais, você ainda pode, e deve, oferecer uma experiência extremamente encantadora àqueles que já são seus clientes de maneira que se sintam compelidos a lhe recomendar.

Como você se conecta com um cliente em potencial através das redes sociais?

Quando você é recomendado por um cliente satisfeito nas redes sociais, é muito mais fácil criar uma conexão com um cliente em potencial. Para isso basta adicionar um pequeno comentário de agradecimento ao cliente que te recomendou, e então abordar a outra pessoa que acaba de receber a recomendação com um: “como posso ajudar?”

Além disso você também pode fornecer um endereço de e-mail ou mesmo número de WhatsApp, ou ainda convidá-los para uma conversa inbox, para que seu futuro cliente não se sinta ‘constrangido’ expondo sua demanda em público.

Agora se você costuma fazer um trabalho de prospecção de clientes em potencial de forma mais ativa, como no exemplo do vendedor de seguros, sou a favor de uma abordagem mais discreta e suave, ao encontrar alguém que está procurando por serviços/produtos com valores mais elevados, você pode começar perguntando quais as dificuldades que eles tem encontrado quando tentam pesquisar por tais produtos.

Quer saber mais sobre como usar redes sociais para aumentar as vendas do seu negócio?
Leia: Quer encontrar clientes nas redes sociais?

índice