4 dicas de branding para micro e pequenas empresas

4 dicas de branding para micro e pequenas empresas

Há muito conteúdo na internet para auxiliar pequenos empresários a cuidar do marketing de seus negócios, mas na maior parte do tempo é escrito por profissionais que despejam uma série de palavras técnicas e termos com os quais você não está familiarizado e você acaba sem saber como começar a comercializar a sua marca.

Se você possui uma micro ou pequena empresa, você precisa saber como usar o marketing e o branding a seu favor. Como você não é profissional da área, sua estratégia tem que ser simples.

Para ajudá-lo, listei quatro pontos fundamentais com os quais você vai ter que lidar se não pode ainda contratar um escritório de branding e marketing.

1 – Crie personas

Esse é um jargão que você vai ter que aprender. Como marca, você fala com pessoas que compartilham de seus ideais e desejam ou precisam dos seus produtos ou serviços.

Se você não sabe com quem está falando, você vai ter problemas. Imagine todos que compram com você e crie uma ou mais personalidades (as tais personas), dando-lhes nome e características. Por exemplo, José tem 40 anos, fez mestrado e é vegetariano. Quando pensar em estratégias de marca, tenha em mente essa persona e como ela reagiria às campanhas que você pretende criar.

2 – Estabeleça um tom de voz

Tom de voz é a forma como você passa sua mensagem. Ele pode ser casual, formal, profissional ou até mesmo engraçado.

O tom que você usa deve estar de acordo com as personas que você criou. Se você é uma empresa B2B (business to business — sua empresa vende para outras empresas), você deveria usar um tom mais formal.

Você só deve se lembrar de com quem está falando e tudo ficará mais fácil. Caso tenha terceirizado a produção do seu conteúdo, preste atenção ao que está sendo feito e se o seu público se identifica com a mensagem e a forma como ela é passada.

3 – Determine os valores da sua marca

Estabelecer o que sua marca representa pode ajudá-lo imensamente em sua estratégia de branding, já que você pode comunicar esses valores para seus clientes.

E como você pode fazer isso? Anote as coisas que são importantes para sua empresa. Por exemplo, você se preocupa com o meio ambiente? Então informe seu público sobre as escolhas que você faz que estão alinhadas a este valor, como economizar energia em seu escritório e comprar materiais de escritório recicláveis ​​ou reutilizáveis.

4 – Crie um blog

Blogs são muito importantes para uma estratégia de marketing. Pesquisas nos EUA concluíram que 81% dos americanos confiam mais em informações de blogs que em outros canais.

Um blog pode ir muito além de uma campanha publicitária. Mas, para isso, você tem que escrever sobre coisas que interessam aos seus consumidores: fale sobre tópicos sobre os quais eles têm dúvidas ou que possam ajudá-los de alguma maneira.