Diferença entre preço e valor

Preço e valor são
conceitos que estão presentes na vida da grande maioria dos brasileiros,
principalmente dos profissionais da área de vendas ou consumidores.

A definição de cada
um deles deve estar muito bem definida na mente do gestor da empresa, para que
este saiba direcionar e valorizar o seu produto para os clientes certos.

Definição:

Preço

Preço é aquilo que representa uma quantidade de dinheiro, ou seja, a
quantia que o cliente precisa desembolsar para adquirir um serviço. Ele é
expresso pelos números que surgem a partir da soma dos custos envolvidos no
desenvolvimento do serviço e da margem de lucro estipulada pelo seu escritório.

Logo, o
preço é algo que pode variar muito
 de acordo com o custo do serviço,
perfil do consumidor, poder de aquisição do seu público-alvo, preços da concorrência,
demanda, dentre outros.

Valor

Bem diferente do
conceito anterior, o valor se refere a algo mais subjetivo, que pode variar
bastante de pessoa para pessoa de acordo com a importância que o
serviço tem para o cliente
. Enquanto um serviço pode ter valor muito baixo
para uma pessoa, ele pode ter valor extremamente alto para outra.

Um exemplo disso
são os itens de colecionador: para algumas pessoas, eles não significam
absolutamente nada, e o preço desses itens soa como um absurdo. Enquanto isso,
os colecionadores veem as peças como algo especial e se dispõem a pagar altos
preços.

Diferença entre preço e valor na decisão do cliente

Já deu para ver como preço e valor são duas coisas totalmente
diferentes, não é mesmo? Para resumir, enquanto o preço é algo que se baseia em
dados palpáveis, que podem ser facilmente calculados, o valor é algo muito
relativo e abstrato.

Uma câmera profissional, por
exemplo: tem preço alto? Sim, mas também pode ter muito valor para o cliente
certo, que seja apaixonado por fotografia ou que utilize a câmera para o
trabalho, já que ele precisa de algo de qualidade, com boa definição, fácil de
carregar e com boa durabilidade — isso tudo é valor agregado ao produto e faz
toda a diferença!

É muito importante que você jamais se torne refém dos preços. O segredo para que isso não aconteça é fazer um bom trabalho de gestão de valor, que nada mais é que dar novo significado e aumentar a percepção de valor que os seus serviços têm na mente dos seus clientes.