Hashtag é uma palavra-chave antecedida pela cerquilha ou tralha (#) que as pessoas geralmente utilizam para identificar o tema do conteúdo que estão compartilhando nas Redes Sociais. A adesão delas se tornou popular no Twitter e se disseminou para as maiores mídias sociais da atualidade, principalmente no Instagram.

Seu post não tem o alcance esperado? O segredo está na #HASHTAG ! 
Principais vantagens da utilização das hashtags para o seu negócio:

– As hashtags tornaram-se virais pelo que são uma ótima ferramenta para
promover um determinado tema ou marca;

– O conteúdo fica disponível a todos os utilizadores das redes sociais e não
apenas aos seguidores da página;

– As hashtags transformam-se automaticamente num link, pelo que basta clicar
sobre elas para ver todas as publicações que a incluem;

– Utilize hashtags direcionadas para o seu público e tem uma oportunidade para
ganhar seguidores;

– Ajudam a localizar assuntos e temas em destaque no momento, servindo de fonte
de inspiração para ações estratégicas;

– Milhões de utilizadores das redes sociais já utilizam hashtags – conhecem o
termo e a sua funcionalidade;

– Promovem a conversação entre os utilizadores em torno do assunto da hashtag;

– Permitem acompanhar em tempo real as conversas/mensagens que estão a ser publicadas sobre um determinado tema;

Como e quando usar hashtag?

Para
utilizar uma hashtag é muito simples. Basta utilizar o sinal de cerquilha (#),
ou jogo da velha, como é conhecido no Brasil.

E, logo após, inserir a
palavra chave que você achar que irá classificar melhor o seu post. Não se
esqueça de que os espaços não são identificados, portanto escreva todas as
palavras juntas.

Voltando ao nosso exemplo,
para falar sobre Marketing de Conteúdo, por exemplo, basta adicionar a hashtag
#contentmarketing ou  #marketingdeconteúdo e você garantirá que o seu
comentário esteja incluído no universo de pesquisa do tema.

Dicas básicas para usar hashtag

É
importante falar sobre algumas dicas que podem ajudar muito para que as suas
hashtags tenham sucesso.

Não coloque todo o conteúdo em uma hashtag

Esta dica é oposta à anterior. Se você adicionar as hashtags #o #que #as #pessoas #estão#achando #sobre #o #filme, você irá adicionar o seu conteúdo em diversos grupos de pesquisa, não necessariamente no que você planejava inicialmente. Exemplo:

Use uma hashtag que esteja de acordo com o tema do post

Usar alguma hashtag só porque ela está sendo altamente pesquisada mas sem falar sobre o assunto da hashtag vai ser pouco eficaz para a disseminação do conteúdo.

Confira a ortografia

Um erro simples de ortografia (ou até mesmo de digitação) pode fazer com que a hashtag seja um fracasso, pois é muito pequena a chance de que várias pessoas cometam o mesmo erro no momento de criar a hashtag.