Como Conseguir clientes pelo Instagram

como-conseguir-clientes-pelo-instagram

Como Conseguir clientes pelo Instagram

O Instagram está presente cada vez mais na vida de seus usuários, e também entre startups, microempresas e grandes empresa, que necessitam elaborar uma estratégia sólida de posicionamento de suas marcas com imagens atraentes para que seu público promova sua mensagem.

Com mais de 200 milhões de usuários ativos, o Brasil está entre os 5 maiores usuários da rede, a partir disso já dá para se ter uma ideia de seu alcance espantoso. A partir daí já podemos ter uma ideia do quão promissor esta rede social pode ser para sua empresa, mas é um processo trabalhoso e lento.

Por isso listamos 5 passos de como sua empresa pode atingir o seu público e melhorar a promoção de sua marca:

1. Crie um plano de conteúdo visual

Se você pretende expandir a atuação de sua marca para o Instagram, prepare a criatividade! Ao contrário das outras redes, que se complementam com textos, ela é totalmente visual e, por isso, será necessário criar um plano de conteúdo que contemple imagens que vão além de posts promocionais.

Para isso, contudo, é necessário encontrar um apelo próprio, que se relacione ao discurso e posicionamento da empresa. Algumas marcas executam isso com maestria, como é o caso da Farm e da Red Bull, por exemplo. Vale dar uma olhada para se inspirar!

2. Envolva seus seguidores em seu plano de conteúdo

Uma estratégia que surte bastante efeito tanto para relacionamento quanto para aumento da visibilidade da marca, é envolver seus seguidores em seu plano de conteúdo. Para isso, você deve sugerir um padrão de imagens que irá compor sua estratégia e chamar seus seguidores para a ação: publicar suas próprias imagens, associado ao discurso proposto, utilizando uma hashtag (#) própria para seleção.

Lembre-se de ceder os créditos aos donos das imagens selecionadas. Isso ajudará com que eles repostem em agradecimento e, assim, divulguem sua marca.

3. Utilize hashtags de expansão

O Instagram funciona bem com as hashtags (#), que são utilizadas para agrupar imagens com um tema em comum. Por isso, utilize algumas em suas publicações, com foco em expansão. Para saber as mais adequadas, realize uma pesquisa sobre possibilidade de assuntos que têm gerado um grande volume de postagens. Eles são os que, provavelmente, mais pessoas procurarão.

4. Siga para ser seguido

Ainda é um trabalho manual, que não conta com scripts como em redes como o Twitter, por exemplo, mas que funciona muito bem. Siga usuários que podem potencialmente seguir sua marca de volta. Para isso, levante perfis e hashtags que têm público similar ao seu e prepare o dedo para dar muitos “follows”. Os resultados são bastante positivos, em sua maioria.

5. Ações promocionais

As ações promocionais também funcionam muito bem na rede. Ainda sem muitos critérios, exigências ou regras de atuação, aproveite a oportunidade para criar promoções que ampliem o alcance de seu público. Alguns dos formatos interessantes para isso são:

  • Solicitar a marcação de amigos nos comentários para participação em sorteios;
  • Escolha de fotos que sigam um tema proposto, por meio do uso de hashtags (#) ligadas ao seu negócio e perfil da marca (@suamarca).

E você, conhece alguma outra dica sobre como atrair mais clientes no Instagram? Complemente a nossa lista nos comentários abaixo!

índice