4 dicas de branding para micro e pequenas empresas

Há muito
conteúdo na internet para auxiliar pequenos empresários a cuidar do marketing
de seus negócios, mas na maior parte do tempo é escrito por profissionais que
despejam uma série de palavras técnicas e termos com os quais você não está
familiarizado e você acaba sem saber como começar a comercializar a sua marca.

Se você
possui uma micro ou pequena empresa, você precisa saber como usar o marketing e
o branding a seu favor. Como você não é profissional da área, sua estratégia
tem que ser simples.

Para ajudá-lo,
listei quatro pontos fundamentais com os quais você vai ter que lidar se não
pode ainda contratar um escritório de branding e marketing.

1 - Crie personas

Esse é um
jargão que você vai ter que aprender. Como marca, você fala com pessoas que
compartilham de seus ideais e desejam ou precisam dos seus produtos ou
serviços.

Se você não
sabe com quem está falando, você vai ter problemas. Imagine todos que compram
com você e crie uma ou mais personalidades (as tais personas),
dando-lhes nome e características. Por exemplo, José tem 40 anos, fez mestrado
e é vegetariano. Quando pensar em estratégias de marca, tenha em mente essa
persona e como ela reagiria às campanhas que você pretende criar.

2 - Estabeleça um tom de voz

Tom de voz é a
forma como você passa sua mensagem. Ele pode ser casual, formal, profissional
ou até mesmo engraçado.

O tom que
você usa deve estar de acordo com as personas que você criou. Se você é uma
empresa B2B (business to business — sua empresa vende para outras
empresas), você deveria usar um tom mais formal.

Você só
deve se lembrar de com quem está falando e tudo ficará mais fácil. Caso tenha
terceirizado a produção do seu conteúdo, preste atenção ao que está sendo feito
e se o seu público se identifica com a mensagem e a forma como ela é passada.

3 - Determine os valores da sua marca

Estabelecer
o que sua marca representa pode ajudá-lo imensamente em sua estratégia de
branding, já que você pode comunicar esses valores para seus clientes.

E como você
pode fazer isso? Anote as coisas que são importantes para sua empresa. Por
exemplo, você se preocupa com o meio ambiente? Então informe seu público sobre
as escolhas que você faz que estão alinhadas a este valor, como economizar
energia em seu escritório e comprar materiais de escritório recicláveis ​​ou
reutilizáveis.

4 - Crie um blog

Blogs são
muito importantes para uma estratégia de marketing. Pesquisas nos EUA
concluíram que 81% dos americanos confiam mais em informações de blogs que em
outros canais.

Um blog
pode ir muito além de uma campanha publicitária. Mas, para isso, você tem que
escrever sobre coisas que interessam aos seus consumidores: fale sobre tópicos
sobre os quais eles têm dúvidas ou que possam ajudá-los de alguma maneira.